Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura tem mais de 200 servidores naturais de outros estados
18/06/2021 15h50

Prefeitura tem mais de 200 servidores naturais de outros estados

No quadro de servidores municipais, tem gente de todo o Brasil

Migrar é trocar de país, de estado, de cidade, trocar de casa. Esse fenômeno ocorre desde o início da história da humanidade. Lençóis Paulista, se tornou local de acolhida e o lar de muitas pessoas que por algum motivo tiveram que deixar sua terra natal. Alguns vieram bem pequenos e sabem mais daqui do que de lá. Outros acabaram de chegar e encontram aqui uma oportunidade de prosperar e formar novas famílias. Esse movimento de pessoas também tem reflexo nos serviços públicos. Para se ter uma ideia, nos quadros da administração municipal, constam mais de 200 servidores nascidos em outros estados.

Tem gente de todas as regiões, Sul, Norte, Centro-Oeste, Nordeste e de estados vizinhos aqui no Sudeste, como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nos quadros municipais, a maioria é mulher (mais de 70% do total, incluindo as autarquias como SAAE e Centro Municipal de Formação Profissional). Elas estão em todas as áreas e nas mais diversas funções. Escolhemos alguns servidores para representar essa riqueza de culturas e essa beleza de sotaques.

De braços abertos

Bartolomeu José Mota do Amaral Júnior é pernambucano de Jaboatão de Guararapes. Saiu de sua terra natal quando tinha 18 anos. Já viveu na capital paulista e em cidades como Campinas e não tem dúvidas em apontar que Lençóis Paulista é o melhor lugar para viver. “Lençóis abraça o nordestino, eu não encontrei isso nos outros lugares. Eu amo Lençóis”. Ele vive aqui há cerca de 25 anos. É servidor público há 20 e continua estudando, procurando sempre prosperar.

Rosilene Cardoso Oliva nasceu no Nordeste, mas veio para Lençóis Paulista muito pequena. Ela nasceu em Irece (Bahia) e veio com a família para São Paulo para fugir da estiagem e buscar novas oportunidades. Era a década de 70 e o desembarque na cidade foi de trem. Há 16 anos, prestou concurso público e hoje atua como professor de artesanato. “Nos adaptamos muito bem. Minha mãe nunca quis voltar. No começo foi difícil, foi sofrido. Mas com muito trabalho conseguimos prosperar”.

Outra baiana, a professora Eliedna dos Santos Ramos está com o coração lá e cá. Ela é natural de Itagi. Conheceu o ex-marido na Bahia em 87, onde se casaram, e depois vieram para São Paulo. Os filhos nasceram aqui. Em 2005, passou em concurso público na Prefeitura de Lençóis Paulista e atualmente leciona na rede municipal. “A gente se envolve. Aqui estudei, minha carreira se desenvolveu aqui, meus filhos são paulistas. Mas tenho muita saudade da minha terra, pois tenho muitos parentes na Bahia. Sou de uma família de 11 irmãos. Vou para lá todo ano. Talvez depois de me aposentar volte”

Terra de oportunidades

Rosemara Aparecida da Silva de Oliveira é natural de Ibaiti, norte do Paraná. Veio para São Paulo capital em 1987 e 1995 mudou para Lençóis Paulista. Ela e o esposo decidiram criar a família no interior. O terceiro filho do casal nasceu em Lençóis Paulista. Como já trabalhava com costura, em 2002 prestou concurso público. São 18 anos como servidora pública. “Aqui conseguimos estabilidade. Compramos nossa casa. A minha carreira como professora no Centro Municipal de Formação Profissional me deu a oportunidade de estudar. Fiz faculdade de letras, mas optei por continuar como professora de costura. Também sou formada em moda e faço pós-graduação”.

O movimento de migrar por causa do trabalho se repete. A chegada da Bracell a Lençóis Paulista trouxe pessoas de outros lugares. Elas vieram por emprego, mas aqui encontraram um lar.

Mireli Müller Silveira, é agente administrativa no SAAE desde 2019. É natural de Blumenau, Santa Catarina, já morou em Viçosa, Minas Gerais e conheceu a região centro-oeste paulista em 2015. Entre indas e vindas, em 2019 o esposo foi contratado pela Bracell e ela prestou concurso público. “Achamos a cidade muito organizada. Aqui encontramos estrutura e tranquilidade, além de segurança, temos o conforto de poder morar em uma casa. Adotamos um cachorro. Nos finais de semana realizamos atividades como visitar cachoeiras e andar de bicicleta. Pretendemos ficar por aqui”.

Edna Leal é mineira de Viçosa. Ela e o marido também escolheram o Estado de São Paulo para viver e trabalhar. Depois de ter vivido em outro município, foi aprovada em concurso e se estabeleceu em Lençóis Paulista e encontra semelhanças e hospitalidade. “Uma cidade acolhedora, me sinto em casa, já tenho muitos amigos. As pessoas aqui são solicitas e estão sempre me ajudando, me adaptar aqui foi muito fácil. E uma cidade que está se desenvolvendo muito rápido e vejo nela muito potencial para viver e constituir minha família aqui, criar laços mais duradouros”.