Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Perto de colapso, ocupação de leitos de UTI chega a 125% e prefeito faz novo alerta
11/06/2021 15h57

Não há disponibilidade de leitos de UTI em Lençóis e região; enfermaria está com 80% de ocupação

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado, fez uma transmissão ao vivo na manhã de hoje, alertando para a ocupação de leitos, tanto na cidade quanto em hospitais da região, e cobrou da população responsabilidade e comprometimento no combate à Covid-19. O apelo foi feito junto do secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, em visita à recém-inaugurada Central de Testes. O pedido é para que as pessoas não aglomerem em bares e festas clandestinas, bem como procurem atendimento, caso apresentem sintomas de gripe há pelo menos três dias, para que possam ser afastadas do trabalho e adotem medidas de isolamento caso tenham diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

No boletim desta última quinta-feira, a ocupação de leitos de UTI em Lençóis Paulista chegou a 125%. O índice de lotação dos leitos de enfermaria atingiu a preocupante marca de 80%. O município ainda contabilizava 499 casos ativos da doença. O número de casos vem crescendo nas últimas quatro semanas, de forma alarmante. Já contabilizamos 151 óbitos.

“Novamente eu preciso vir a público e cobrar as pessoas. Nós, da Administração Municipal, estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance, em termos de atendimento, testagem, fiscalização, mas não podemos fazer tudo sozinhos. É preciso que as pessoas encarem que vão faltar leitos. Se isso não te assusta, é preciso rever seus conceitos. Respeite quem segue o isolamento e distanciamento. Respeite sua família”, cobrou o prefeito.

O secretário de Saúde reforçou o apelo do prefeito, lembrando que a indisponibilidade de vagas acontece em toda a região. “Hoje não temos vaga em nenhuma cidade da região. É uma situação mais que preocupante, é assustadora. Não tem leito de UTI em Lençóis, não tem leito em Bauru, não tem leito em Jaú, nem em Botucatu. Na rede particular também não tem. Hoje a iniciativa privada está pedindo leitos para o Poder Público”, ressaltou Barbeiro.

A Central de Testes para Covid-19 entrou em operação na última terça-feira, 8 de junho. O objetivo é o diagnóstico rápido de pessoas que estão com a doença e desenvolveram sintomas, para que elas possam se afastar de suas atividades, adotarem medidas de isolamento e assim frear o avanço das contaminações do novo coronavírus.

“Esta é mais uma ação pioneira de uma administração que se preocupa com gente. Se você tiver qualquer sintoma de gripe, você não deve sair de casa (apenas para testagem e atendimento médico). Informe seu pai, informe seu filho. Faça sua parte. Estamos perdendo pessoas que amamos. Disponibilizamos testes, somos a cidade que mais testa na região, estamos numa luta para a aquisição de medicamentos para intubação, mas não estamos vencendo a falta de responsabilidade”, reforçou o prefeito.

CENTRAL DE TESTES CONTRA A COVID 19

ESF Nações - Avenida das Araras, 560, Jardim das Nações

Horário de atendimento:Segunda a sexta, das 13h às 18h, com distribuição de senhas

Quem deve procurar?Qualquer pessoa que apresentar sintomas de gripe (coriza, febre, mal estar, tosse, dor de garganta), entre o terceiro a sétimo dia dos sintomas