Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Plantio de mudas marca comemoração ao mês do Meio Ambiente
11/06/2021 10h37

Plantio de mudas marca comemoração ao mês do Meio Ambiente

Plantio de mudas envolveu moradores do Jardim Primavera

Seguindo o calendário de ações do mês do Meio Ambiente, neste sábado, 12 de junho, tem plantio de mudas ao lado da rotatória na alça de acesso à rodovia Osni Matheus, no Parque Rondon. Por causa da pandemia de Covid-19, a ação será restrita a seis crianças e seus familiares. O plantio segue as normas de segurança e distanciamento social. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e tem apoio da empresa JM Empilhadeiras, que fez a doação das mudas frutíferas (mangas, acerolas, pitangas, goiabas, lichias e amoras), dentro da gestão participativa em rrborização urbana, uma ação de educação ambiental.

Nesta sexta-feira, também respeitando as regras de distanciamento, foi realizado o plantio de 13 mudas (frutíferas e floríferas) em área localizada na rua Guido Leda, no Jardim Primavera. A iniciativa é uma parceria com a Associação de Moradores do Bairro, que fez o pedido por meio do presidente Wagner Flausino Lopes, o Coco. O plantio foi feito por moradores do bairro. Estas árvores beneficiarão a população local e o meio ambiente, com mais áreas verdes, melhor qualidade do ar, beleza e paisagismo e a biodiversidade, de forma segura e apropriada, envolvendo a comunidade neste processo.

Ainda dentro da programação para o mês de junho, em parceria com a Secretaria de Educação e escolas, de 14 a 18 de junho acontece o programa "Quando Acaba a Pilha" e a campanha "Óleo Bom", para arrecadação de pilhas e baterias usadas e esgotadas e também óleo de cozinha pós-consumo.

Diante do contexto da retomada das aulas presenciais, mesmo que no esquema escalonado, é pertinente envolver as crianças e jovens que estão frequentando as aulas, bem como as famílias, neste intuito de promover a educação ambiental com informações e ações práticas, de mobilização. O sistema híbrido que também envolve as aulas remotas também favorece o envolvimento de um maior número de pessoas. Vale lembrar que esta ação já é realizada anualmente no mês de junho, esta medida tem a ver com a continuidade. As ações também estão relacionadas com as diretivas do Programa Município Verde Azul, Arborização Urbana, Estrutura e Educação Ambiental e Esgoto Tratado.