Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Assistência Social realiza “Operação Inverno Acolhedor 2021”
09/06/2021 16h26

Assistência Social realiza “Operação Inverno Acolhedor 2021”

Após imunização contra Covid-19, moradores em situação de rua podem voltar ao programa Acolhe Mais "Mãe da Piedade"

Serviço Especializado de Abordagem Social do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Secretaria de Assistência Social, dará início nesta quinta-feira, 10 de junho, à “Operação Inverno Acolhedor”, que tem como objetivo atender moradores em situação de rua que não estão inseridos ou saíram do Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade”.

Atender os moradores em situação de rua sempre foi um dos objetivos da atual gestão municipal e, neste sentido, a equipe de abordagem social percorrerá toda a cidade, inclusive no período noturno, para oferecer atendimento à população em situação de rua por conta da queda das temperaturas com o início do inverno. Além de serem ofertados agasalhos e cobertores, a equipe técnica do Serviço de Abordagem fará as devidas orientações, buscando a reinserção familiar, bem como a internação em caso de dependentes de Substâncias Psicoativas – PSA.

“Este ano temos um agravante em razão da pandemia da Covid-19, que restringiu o acesso ao Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade”, suspendendo novos acolhimentos pelo risco de contaminação. Por esse motivo e por iniciativa do prefeito Prado, o Serviço de Abordagem visitará todos os moradores em situação de rua que estão fora do Programa Acolhe Mais. Hoje são cerca de 20 pessoas atendidas”, resume o sociólogo Ney Góes, Secretário de Assistência Social.

“Além da ‘Operação Inverno Acolhedor’, os moradores em situação de rua, que são grupo prioritário no PNI (Plano Nacional de Imunização), serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira e, assim que estiverem imunizados, poderão retornar ou ser inseridos no Programa Acolhe Mais Mãe da Piedade, que tem como objetivo retirar as pessoas das ruas e reinseri-las social e economicamente”, completou o secretário.

ACOLHE MAISO Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade” completa 3 anos de funcionamento em 16 de Julho. Nesse período passaram pela casa mais de 400 pessoas em trânsito, ou seja, que não eram de Lençóis Paulista. Outras 123 pessoas do município participaram do programa e nestes três anos, 64 pessoas conseguiram emprego e local para morar. Dentre essas 64, 44 voltaram para a família e, no último ano, 15 saíram do Programa trabalhando. O Acolhe Mais “Mãe da Piedade” tem capacidade para abrigar 50 pessoas.

De acordo com levantamento do Serviço Especializado de Abordagem Social, existem cerca de 20 pessoas em situação de rua. “Essas pessoas têm muita dificuldade em aceitar a mudança. Entretanto, a Secretaria tem trabalhado de forma a garantir que todos que queiram sair das ruas tenham essa oportunidade. Para o trabalho ser bem sucedido, é necessário apoio da população. Ao invés de dar esmolas, oriente que a pessoa procure o programa”, conclui Ney Góes.

Como acionar?CREAS - (14) 3264-1716 e 3265-9565Serviço Especializado de Abordagem Social - (14) 99818-9132