Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente promove palestra e semana de mobilização para coleta de pilhas, baterias e óleo de cozinha usado
09/06/2021 11h11

Iniciativas integram calendário de ações ambientais no mês de junho

De acordo com o calendário de ações ambientais que marcam o mês de junho, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com a Secretaria de Educação e escolas, realizam na semana do dia 14 a 18 de junho a semana do programa "Quando Acaba a Pilha" e a campanha "Óleo Bom" para arrecadação de pilhas e baterias usadas e esgotadas e também óleo de cozinha pós-consumo.

Diante do contexto da retomada das aulas presenciais, mesmo que no esquema escalonado, é pertinente envolver as crianças e jovens que estão frequentando as aulas, bem como as famílias, neste intuito de promover a educação ambiental com informações e ações práticas, de mobilização. O sistema híbrido que também envolve as aulas remotas também favorece o envolvimento de um maior número de pessoas. Vale lembrar que esta ação já é realizada anualmente no mês de junho, esta medida tem a ver com a continuidade.

As pilhas e baterias são altamente contaminantes e podem comprometer todo um ecossistema e a saúde humana, uma vez que na composição são encontrados metais pesados como cádmio, lítio, chumbo, mercúrio que não são biodegradáveis, portanto não podem ser descartados no lixo comum e sim em urnas coletoras encontradas em escolas, supermercados e pontos comerciais, sendo que a logística reversa é gerida pela empresa Green Eletron.

Em Lençóis Paulista existem cerca de 90 pontos de coleta de pilhas, sendo um programa regional, que envolve também Agudos, Borebi, Macatuba, Pederneiras, Iacanga, Boracéia, Mineiros do Tietê, itapuí e Jaú em uma ação de articulação intermunicipal do Programa Município Verde Azul (PMVA).

Já o óleo de cozinha usado é poluidor sobre a água e nunca deve ser despejado no ralo da pia, pois pode obstruir encanamentos e prejudicar o sistema de tratamento de esgotos, o óleo usado deve ser encaminhado em garrafas pet para o programa "Óleo Bom" recolhido pela Copróleo, que faz o processamento para reúso em fabricação de ração animal, cosméticos e sabão, evitando assim a poluição. Esta ação também é relacionada com a proatividade da diretiva "Esgoto Tratado" do PMVA.

A colaboração é voluntária em prol do meio ambiente, todos temos a responsabilidade de colaborar com a destinação adequada dos resíduos gerados. A SAMA também produziu uma palestra sobre o programa "Coleta Certa" e orientação sobre diversos tipos de resíduos que pode ser acessada pelo link do youtube: Palestra sobre sensibilização e mobilização para Coleta Seletiva - Programa Coleta Certa - YouTube