Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Teste do pezinho é ampliado no SUS
07/06/2021 09h57

Teste do pezinho é ampliado no SUS

Teste do pezinho vai detectar até 14 doenças precocemente

No dia 6 de Junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data este ano é comemorada com a ampliação do exame, capaz de detectar doenças raras em recém-nascidos, pelo Sistema Único de Saúde. O Projeto de Lei (PL) 5.043/2020 foi aprovado pelo Senado no fim de abril e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 26 de maio.

A previsão é que o exame, feito a partir da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, passe a alcançar 14 grupos de doenças. Atualmente é possível a detecção de seis doenças. O prazo de implementação na rede pública será de até um ano. A lei deve acelerar o diagnóstico de doenças raras, hoje realizado apenas na rede privada.

A ampliação do exame não deve trazer alterações na forma de coleta, mas na análise laboratorial. O teste do pezinho é feito a partir da coleta de sangue do calcanhar do bebê, até o sétimo dia de vida. Em Lençóis Paulista, o exame é recolhido na ESF Winter Malatrasi, no Júlio Ferrari. O material é enviado para o Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância, em Campinas, que é responsável pela triagem neonatal dos nascidos vivos da Diretoria Regional de Saúde de Bauru.

“Ficamos muito felizes com esta notícia. A detecção precoce das doenças possibilita o iniciar o tratamento quanto antes e isso impacta na qualidade de vida. Aguardamos a implementação pelo Ministério da Saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde, Ricardo Conti.