Lençóis Paulista, 01 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Nota de Pesar
05/06/2021 14h56

Nota de Pesar

Com pesar, a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista registra o falecimento do empresário Renato Trecenti, um dos fundadores do Grupo Lwart, aos 86 anos na manhã de sexta-feira, 4 de junho.

Empreendedor brasileiro de sucesso, Renato, ao lado dos irmãos Luiz, Wilson e Alberto, fundou o Grupo Lwart, em 1975, e foi quem vislumbrou o negócio de rerrefino de óleo lubrificante usado.

Renato deixa um legado imensurável de muito trabalho, dedicação e realizações.

Deixa esposa, dois filhos e três netas. Em decorrência da pandemia, prezando a segurança de todos, o velório será fechado e restrito apenas aos familiares.

“Os grandes nomes de Lençóis Paulista, através das suas memórias e dos seus legados, manterão o empreendedorismo como mola propulsora para a atual e para as futuras gerações. Em nome do povo lençoense, registro pesares e condolências à família Trecenti e aos amigos. Oportunamente, também expresso o meu agradecimento pela vigorosa contribuição do senhor Renato ao desenvolvimento e progresso do nosso município”, declarou o prefeito Anderson Prado de Lima.

Biografia – Uma vida de empreendedorismo, amor à família e a Lençóis Paulista. Renato Trecenti nasceu em Lençóis Paulista em 11 de agosto de 1934, filho caçula do pecuarista e comerciante Carlos Trecenti e de Maria Guedes, que tiveram outros cinco filhos: Emília, Adélia, Luiz, Wilson e Alberto. Desde muito jovem teve o empreendedorismo correndo nas veias e uma visão de negócio muito apurada, características que aliadas com sua dedicação ao trabalho e à família, levou Renato a construir, junto com os irmãos, um grupo de empresas de sucesso – o Grupo Lwart. Na década de 70, tinha o sonho de ter um negócio de processo contínuo e a partir dele vislumbrou e convenceu os irmãos a investir no ramo de coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados, nascendo assim a Lwart Lubrificantes – atual Lwart Soluções Ambientais. Em meados da década de 80, em mais um ato empreendedor, demonstrou à família a importância de investir em um novo ramo, o de celulose. Assim surgiu a Lwarcel Celulose, empresa referência, que foi vendida a uma multinacional no ano de 2018. Nos anos 90, ainda à frente das empresas do Grupo Lwart, ajudou na concepção de mais um novo negócio, a Lwart Química, empresa que produzia produtos de impermeabilização para construção civil. Em 2014 também deixou a árvore do Grupo Lwart e continuou suas atividades sob o comando de uma multinacional Suíça. Renato se afastou das operações das empresas em 2008 e passou a fazer parte dos Conselhos de Administração e Sócios até 2018. Casado com Rosa Maria Coneglian Trecenti, teve dois filhos: Fernanda e Carlos Renato. Foi presenteado também com três netas: Giulia, fruto do casamento de Fernanda com Peter, e Sofia e Giovanna frutos do casamento de Carlos Renato com Sara. Sempre teve como paixão sua família e os negócios. Em todos os momentos de sua vida Renato Trecenti externou seu amor pela sua cidade natal. Assim como seus irmãos, nunca cogitou levar os negócios da família para outro local e incentivou as novas gerações a continuar investindo em Lençóis Paulista. Pessoa muito discreta, com uma energia contagiante e um espírito empreendedor, Renato Trecenti deixa um grande legado para sua família, para sua cidade natal Lençóis Paulista e para o País.