Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prado alerta para terceira onda de Covid 19 e anuncia criação de Central de Testes
04/06/2021 12h02

Prado alerta para terceira onda de Covid-19 e anuncia criação de Central de Testes

Prado falou sobre a população sobre cuidados com a Covid-19

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado, fez um pronunciamento à população nesta sexta-feira, 4 de junho, alertando para a terceira onde de Covid-19, e também anunciou a criação de uma Central de Testes para casos sintomáticos. O evento foi transmitido pelas redes sociais e também contou com a presença do presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, o provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, João José Dutra e o presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o médico Norberto Pompermayer.

“Para mim já estamos vivendo uma terceira onda. Os sinais de alerta estão piscando. Os números estão em elevação, internações, testes positivos. Esses dados são preocupantes e optamos por este pronunciamento para intensificação das medidas”, comentou o prefeito.

A administração também segue intensificando a vacinação. Na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, foram disponibilizadas cerca de 1.500 doses para profissionais da Educação e pessoas com comorbidade entre 30 e 39 anos.

O presidente Comitê de Enfrentamento à Covid-19, Norberto Pompermayer, lembrou que mesmo com a vacinação, as medidas de segurança não devem ser abandonadas. “Precisamos da colaboração do cidadão. Mesmo com a vacina nós temos que usar máscara, continuar com o distanciamento social e priorizar a higiene das mãos”.

Central de Saúde

Prado e o secretário de Saúde também anunciaram a criação da Central de Testes, que vai funcionar já a partir de terça-feira, na ESF Naçõe, das 13h às 18h. O objetivo é a testagem sintomática do maior número de pessoas possível. A orientação é que todas as pessoas que apresentarem quadro de síndrome gripal procurem a central no terceiro dia de sintomas.

“Nós orientamos que seja no terceiro dia para um diagnóstico mais preciso. A testagem será feita na hora, com utilização de swab (coleta de saliva com cotonete). É importante ter esse diagnóstico para que possamos isolar esse paciente e assim conter o avanço da Covid-19”, explicou Barbeiro.

Prado fez um apelo para que as pessoas com sintomas de resfriado procurem a unidade. “Eu faço um apelo às mulheres, às mães, às tias, para que façam os maridos, filhos e sobrinhos procurarem atendimento. Deu um espiro já tem que fica alerta. O rastreio dos casos leves é fundamental para evitar a propagação do vírus. Nesse momento, não diante ser turrão, não querer fazer o teste porque você pode contaminar outras pessoas”, declarou o prefeito Prado.

Positividade em alta

O prefeito Anderson Prado também alertou para um dado preocupante, que é a alta da positividade de casos. Nos primeiros dias de junho de 2021, esse índice chegou a 43%. Isso quer dizer que de cada 100 pessoas que procuraram os serviços de saúde com sintomas de gripe, 43 testaram positivo para a Covid-19. Confira abaixo as estatísticas de Lençóis Paulista.

De acordo com o prefeito, se os índices continuarem em alta, podem obrigar a volta das medidas restritivas. No boletim divulgado na quinta-feira, 3 de junho, o índice de ocupação da enfermaria estava em 50% e da UTI em 115%. Prado lembrou que diversas cidades paulistas estão em lockdown para contenção da doença.

Ainda como parte do trabalho da administração, o prefeito anunciou a cassação de alvarás de funcionamento para estabelecimentos reincidentes no descumprimento das normas, como horário de funcionamento, aferição da temperatura e capacidade de lotação.

Hospital Nossa Senhora da Piedade pede doações

O provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, João José Dutra, alertou para a ocupação da entidade e também falou das dificuldades financeiras enfrentadas.

“Neste momento não temos como colocar um leito a mais, caso fosse necessário”, definiu. Ele também lembrou as dificuldades financeiras, uma vez que além do aumento no consumo de insumos, também houve elevação no preço dos produtos farmacêuticos.

O Hospital tem recebido aportes da Prefeitura, governos estadual e federal, e até da iniciativa privada. Se a população quiser colaborar pode fazer uma contribuição em dinheiro, diretamente na entidade, ou por meio da chave pix 51425106/0001-78 (CNPJ). “Qualquer valor é bem-vindo”.

CONFIRA A SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL:

CASOS POSITIVOS POR SEMANA

- SEMANA 19 – 227 POSITIVOS

- SEMANA 20 – 258 POSITIVOS

- SEMANA 21 – 310 POSITIVOS (SEMANA PASSADA)

CASOS ATIVOS – CURVA CRESCENTE

- 27/05 – 311 casos ativos

- 28/05 – 339 casos ativos

- 29/05 – 378 casos ativos

- 30/05 – 394 casos ativos

- 31/05 – 455 casos ativos

- 01/06 – 409 casos ativos

- 02/06 – 456 casos ativos

- 03/06 – 434 casos ativos

INTERNAÇÕES HOSPITAL PIEDADE

- SEMANA 19 – 25

- SEMANA 20 – 31

- SEMANA 21 – 29

- SEMANA 22 – 27

POSITIVIDADE

JANEIRO – 30%

FEVEREIRO – 24%

MARÇO – 43%

ABRIL – 34%

MAIO – 29%

JUNHO – 43% (NÚMERO PARCIAL, MAS JÁ MOSTRA POSITIVIDADE EM ALTA)

NÚMERO DE TESTES REALIZADOS

43.790 TESTES

634 TESTES/1.000 HABITANTES

20.974 SÓ EM 2021 (CINCO MESES!)

CENTRAL SAÚDE

- 44.250 atendimentos