Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura realiza ações para preservação durante todo o mês de junho
01/06/2021 14h13

Prefeitura realiza ações para preservação durante todo o mês de junho

Rio Lençóis, uma das fontes de abastecimento do município

No dia 5 de Junho, próximo sábado, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data e reforçar a importância de preservar os recursos naturais, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) de Lençóis Paulista promove uma série de ações durante todo o mês. “Falar sobre preservação é uma pauta constante da administração, em todas as áreas. Neste mês de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio do Ambiente, reforçamos as medidas de conscientização. Resguardar nossa fauna, flora, adotar modelos sustentáveis é urgente para a sobrevivência de nosso planeta”, resume o prefeito Anderson Prado.

A programação começa no dia 2 de junho (veja abaixo o cronograma) e inclui plantio de árvores em escolas e áreas verdes, palestras virtuais e presenciais, ações com foco no programa Coleta Certa, prevenção contra as queimadas urbanas, a ação "Comdema vai às Escolas": importância da Nascente Municipal Modelo, Viveiro de Mudas, Centro de Educação Ambiental, Hortas educativas e Hortas comunitárias, e ação sobre potencialidades e fragilidades do uso do solo na EMEF "Helder Paccola".

Também em comemoração ao mês do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e equipe dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) apoiam uma ação de mobilização na coleta de pilhas e baterias pelo programa regional "Quando Acaba a Pilha", e óleo de cozinha usado para a campanha da "Copróleo", envolvendo assim o público escolar e a comunidade. Todas as atividades estão relacionadas com as diretivas do Programa Município Verde Azul e ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Alunos de escolas particulares também serão envolvidos nas ações.

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Claudemir Rocha Mio, o Tupã, a data é importante para o desenvolvimento de ações práticas de sensibilização, para que a população reflita sobre as ações do dia a dia que possam contribuir de maneira individual e coletiva para a conservação e a preservação do ambiente em que vivemos e fazemos parte. As atividades vinculadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente são definidas em Lençóis Paulista pelo calendário oficial e pela Lei Municipal nº 3676/2009, que por sua vez também define o mês de junho como sendo o mês do meio ambiente.

2 de junho

- Plantio de árvores na EMEIF "Maria Zélia Camargo Prandini"

7 de junho

- Divulgação de novas vídeo-palestras no canal do Youtube da Prefeitura e para os grupos de whatsapp dos professores, alunos e famílias

- Ação "Comdema vai às Escolas" com o grêmio da Escola Estadual "Vera Braga Franco Giacomini"

- Palestras no Colégio Portinari sobre "Consumo Sustentável"

12 de junho

- Plantio de árvores em área verde

*As ações serão destacadas e divulgadas conforme ocorrerem, seguindo os protocolos de cuidados contra o contágio do Coronavírus (Covid-19). Para mais informações, basta entrar em contato com a SAMA pelo telefone (14) 3269.7054.