Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Salvaguarda da Biodiversidade é tema de palestra ambiental
21/05/2021 15h53

Salvaguarda da Biodiversidade é tema de palestra ambiental

Palestra vai abordar a biodiversidade

Conforme organização da Comissão Municipal de Educação Ambiental e em sequência à série de vídeo-palestras para trabalhar a educação ambiental proposta na Lei nº4989/2017, sobretudo àquelas ligadas às ações das diretivas do Programa Município Verde Azul (PMVA), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente expõe a temática "Salvaguarda da Biodiversidade" com ênfase no Centro de Educação Ambiental de Lençóis Paulista". O tema está relacionado com a data de 22 de maio, dia internacional da Biodiversidade.

A palestra aborda essencialmente a temática e importância da conservação da biodiversidade por meio de ações práticas de orientação aos munícipes sobre como agir em ocorrência de fauna em situação de risco, onde os bombeiros prestam um nobre serviço de resgate e encaminhamento destes animais que por ventura adentrem a área urbana ou estejam feridos, por exemplo.

O acionamento da polícia ambiental em casos de tráfico de animais silvestres, caça e pesca predatória, maus tratos, entre outros. Vale lembrar que essas ocorrências devem ser informadas ao Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou então pela Polícia Militar Ambiental, base de Barra Bonita, responsável pela região que abrange Lençóis Paulista pelo telefone (14) 3604.1440.

Outra parte da palestra busca uma forma de interação com o público e ressalta o Centro de Educação Ambiental de Lençóis Paulista, situado no Parque do Povo e também conhecido como Jardim Sensorial e Mini Zoo de Esculturas, onde neste momento de pandemia (Cobid-19) em que ocorrem as aulas remotas e as visitações estão suspensas, as crianças e famílias possam aprender mais sobre os animais que estão representados por esculturas com dicas e curiosidades sobre a Onça-pintada, Tamanduá-Bandeira, Capivara, Siriema, Lobo-guará, entre outros. O Viveiro de Mudas Municipal também é imprescindível para a conservação da biodiversidade por meio de ações de reflorestamento e arborização urbana.

As ações atendem diretamente a Lei supracitada, diretivas "Biodiversidade" e "Estrutura e Educação Ambiental" do PMVA e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS-4: Educação de qualidade), sendo que estas ações precisam ser trabalhadas de modo contínuo e permanente. A palestra foi produzida pelo interlocutor do PMVA, Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e será disponibilizada para as redes de ensino, buscando atingir professores, alunos e famílias ou outros segmentos de público. Para assistir, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=m0EWtC4IUUQ