Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escola Municipal “Edwaldo Roque Bianchini” completa 25 anos de fundação
11/05/2021 16h05

Escola Municipal “Edwaldo Roque Bianchini” completa 25 anos de fundação

Fachada da Escola Edwaldo Roque Bianchini na Cecap

A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Edwaldo Roque Bianchini” completou no dia 4, vinte e cinco anos de fundação. O cenário da pandemia do Novo Coronavírus não permitiu a realização de eventos ou atividades para celebrar a data de uma das escolas mais tradicionais da Rede Municipal.

A pandemia também suspendeu projetos e as aulas regulares na unidade que atende 508 alunos do primeiro ao quinto ano, distribuídos em vinte e duas classes. Além das aulas regulares, a escola disponibiliza aulas de Aceleração de Aprendizagem, atendimento Educacional Especializado (AEE) e oferece aulas opcionais de dança, no período oposto ao horário regular das aulas e atividades do Programa Sempre Vôlei e do Projeto Alba (Basquete).

Em 2019, os alunos participaram de uma programação extensa com diversas atividades como visitas ao Museu do Café (Botucatu), Duratex (Agudos), Zoológico e UNESP (Bauru), Jardim Sensorial e Teatro Municipal "Adelia Lorenzetti" e participaram de vários projetos como: Educação para o Trânsito; Splash; Ascana/Corteva; Sarau Literário; OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia; Projeto Hora do Conto; Proerd e Jogos Escolares de Lençóis Paulista (Joelp). Cheirinho Bom e projetos na área de Meio Ambiente e Leitura.

“Os projetos desenvolvidos pela escola foram comprometidos em razão da pandemia. Mesmo assim, os alunos participaram do projeto A Hora do Conto e a escola desenvolveu ações para que os alunos participassem das aulas remotas. Além dos grupos de WhatsApp de cada classe com sua professora, onde foram postadas as aulas com orientações escritas, áudios e vídeos, algumas classes fizeram uso do Google Sala de Aula também. Para continuar oferecendo leitura aos alunos, os professores disponibilizaram livros virtuais. Aos alunos sem ferramentas tecnológicas a escola ofereceu atividades e orientações impressas. Também realizamos intervenções presenciais com outros alunos”, explica a gestora da escola, Simone Mari Justo.

Além da diretora Simone Justo, integram a equipe gestora da escola Eliane Aparecida Angélico Quinto (vice-diretora) e Marilei Ramos Crespilho (coordenadora pedagógica).

O Secretário de Educação, Railson Rodrigues, disse que o momento vivido atualmente é de desafio para a educação e aproveitou para parabenizar todos os alunos e servidores da escola. “Estamos vivendo tempos muito desafiadores na educação, por conta de todas as mudanças impostas pela pandemia, mas não podemos deixar de lembrar dos 25 anos dessa importante escola de nosso município. Agradeço a todos os servidores da escola, os de hoje e os que passaram por lá, por seu empenho e dedicação ao longo desses 25 anos e parabéns aos alunos e à comunidade por esta data”, declarou.

Estrutura, recursos audiovisuais e pedagógicos

Para atender a comunidade escolar, a escola possui Laboratório de informática com netbooks, retroprojetores, biblioteca com um acervo de aproximadamente dez mil livros (todos os anos a escola faz a aquisição de novos títulos com verbas do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola), sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado), quadra poliesportiva e consultório odontológico. “Os alunos também utilizam o Khan Academy nas aulas de matemática e o Portal Aprende Brasil/Positivo ON/AB Digital em todas as disciplinas”, completa Simone Justo.

O patrono

Filho de Felício Bianchini e Izidra Val Bianchini, o patrono da escola, Edwaldo Roque Bianchini nasceu no dia 16 de agosto de 1935, na cidade de Santa Rosa do Viterbo (SP). Iniciou seus estudos na EEPSG “Pereira Barreto” em São Paulo, passando pela EEPG “Esperança de Oliveira” e pelo Ginásio Estadual “Geraldo de Barros”. Em seguida, realizou seu Curso de Formação Profissional de professor pela Escola Normal Municipal de Lençóis.

Licenciou-se em Ciências pela UNAERP (Universidade da Associação de Ensino de Ribeirão Preto), habilitando-se em Matemática pela USC (Universidade do Sagrado Coração) em Bauru. De seu casamento com Elza Bernardes Bianchini nascerem quatro filhos: Eduardo, Edwaldo, Vânia e Mariangeli.

Professor efetivo de Matemática no Ensino Oficial do Estado de São Paulo de 1959 a 1984, também lecionou Cálculo Integrado na USC - Bauru. Participou ativamente como membro de comissões organizadoras e de estudos matemáticos, como palestrante participou de Encontros Pedagógicos e Matemáticos em Universidades nas cidades de Belém do Pará, Recife/PE, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Passo Fundo/ RS, Taubaté/SP, Salvador/BA, entre outras.

Foi Presidente do Rotary Club de Lençóis Paulista, no ano rotário de 1989/1990, eleito vereador da Câmara Municipal de Lençóis Paulista na gestão 1989/1992, duas vezes eleito presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Virgílio Capoani e diretor do Departamento de Atletismo da Unidade Municipal de Esportes no período de 1977 a 1986.

Como escritor teve publicado vários livros pela Editora Moderna, dentre eles Matemática – 7ª edição. Em conjunto com Marcos Miani lançou Construindo Conhecimentos em Matemática, com Dalva Quintillo lançou o Caderno de Atividades, todos para o ensino Fundamental de 5ª a 8ª série.

Para os alunos do ensino médio publicou o livro Matemática – 3ª edição e Curso de Matemática – 3ª edição e dois livros paradidáticos: Sistemas de Numeração ao longo da história e A matemática tem razão, todos em parceria com Herval Paccola.

Recebeu o Título de Cidadão Lençoense e a Ordem do Mérito Lençoense pela Câmara Municipal; Título de Companheiro Paul Harris, conferido pela Fundação Rotária do Rotary Internacional. Em 1996, tornou-se patrono da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edwaldo Roque Bianchini na Cecap.

Inaugurada em 04 de maio de 1996 com o nome de Escola Municipal de Primeiro Grau Professor Edwaldo Bianchini, mas com o prédio cedido para aulas do ginásio da Escola Estadual Professora Vera Braga Franco Giacomini. Somente em 1998, após a municipalização das séries iniciais do Ensino Fundamental, a unidade escolar recebeu a denominação de Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Edwaldo Roque Bianchini”.

 

notícias relacionadas

Tags: escola, municipal, edwaldo, roque, bianchini, completa, anos, fundação.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo