Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista receberá 2.500 novas árvores pelo Programa Arborização + Segura da CPFL Paulista
06/05/2021 17h02

Lençóis Paulista receberá 2.500 novas árvores pelo Programa Arborização + Segura da CPFL Paulista

Reunião virtual marcou lançamento e adesão ao programa Arborização Mais Segura, iniciativa da CPFL Energia

O prefeito Anderson Prado, o vice-prefeito e secretário de Convênios, Manuel dos Santos Silva, o Manezinho, e o secretário de Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã, participaram na manhã desta quarta-feira, 5 de maio, do lançamento e adesão ao programa Arborização Mais Segura, iniciativa da CPFL Energia, que tem como objetivo tornar a vegetação mais bem adaptada à convivência com a infraestrutura das cidades. Pelo projeto, a CPFL vai doar 25 mudas para cada árvore que for substituída na área urbana. Ao todo serão substituídas 100 árvores, o que vai resultar no plantio 2.500 mudas em áreas apropriadas.

Além do prefeito, participaram do evento o vereador e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Damião Augusto Xavier de Oliveira, que representou o presidente da Câmara, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, o presidente da CPFL Paulista, Roberto Sartori, além de gerentes e coordenadores da CPFL.

Em sua fala, o prefeito Anderson Prado agradeceu a CPFL por incluir Lençóis Paulista no rol de municípios beneficiados pelo projeto Arborização Mais Segura e destacou que o meio ambiente é uma prioridade de sua gestão. É muito importante falar em arborização, mas mais importante que isso é viver o meio ambiente, presidente Roberto Sartori. Só para o senhor ter uma ideia, neste mês de maio vamos chegar a 100% da implantação do programa Coleta Certa, que é um projeto que separa o lixo orgânico do material reciclável e mecanizando a nossa coleta. Para mim, esse projeto não significa apenas a substituição de árvores que estão danificando as redes elétricas, mas o plantio de mais de 2 mil árvores que trarão um impacto muito positivo para nossa cidade”, declarou.

A cobertura vegetal da cidade é revitalizada de forma organizada pela companhia, minimizando os riscos envolvendo a rede elétrica, de água, esgoto, telefonia, calçamentos, iluminação pública, entre outros. Assim, os riscos de acidentes com a população ficam menores, seja por queda de árvores ou raízes que tragam riscos.

Por meio de convênio com as Prefeituras, a CPFL Paulista identifica e substitui as árvores incompatíveis, promovendo o plantio de espécies com porte mais adequado. As mudas doadas já possuem porte mínimo que garantam maior possibilidade de estabelecimento e menor risco de vandalismo.

Arborização + Segura.

Atualmente o projeto é desenvolvido em 43 cidades, com a doação de mais de 27 mil árvores no total e, além do compromisso de realizar a substituição das árvores, a distribuidora também realiza doações de novas mudas aos municípios e desenvolve ações de educação ambiental nas escolas.

Com a implantação do projeto Arborização + Segura, as árvores que oferecem riscos à população e à integridade das redes elétricas e outros equipamentos urbanos são identificadas por meio de um inventário realizado em parceria com a prefeitura. Após criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares são substituídos gradativamente por novas espécies de porte mais adequado para o convívio harmônico com o contexto urbano.

A arborização das vias urbanas tem influência direta sobre a rede de distribuição de energia elétrica e a qualidade do fornecimento de energia. Em dias de temporais, com fortes ventos, grande parte das interrupções do fornecimento de energia é causada por quedas e/ou incidência de galhos e de árvores nas redes elétricas.

Para minimizar esse impacto, além do Programa Arborização + Segura, as distribuidoras da CPFL Energia também realizam podas preventivas para evitar riscos à segurança da população e danos à rede elétrica. As podas seguem rigorosos critérios técnicos para evitar agressões desnecessárias às árvores e são monitoradas por especialistas em meio ambiente.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como:

● Rompimento de condutores, com risco de acidentes com pessoas;

● Risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia, interferência no sistema de sinalização, desligamento da iluminação pública e comprometimento dos sistemas de segurança e danos aos equipamentos do sistema elétrico.

O projeto Arborização + Segura conquistou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) por sua atuação em meio ambiente e foi escolhido para ser apresentado durante o SDG in Brazil – The role oftheprivate sector, em Nova Iorque (EUA), em evento realizado em outubro de 2018.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 108 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.305 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

 

notícias relacionadas

Tags: lençóis, paulista, receberá, , novas, árvores, pelo, programa, arborização, segura, cpfl, paulista.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo