Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema realiza 146ª reunião ordinária
04/05/2021 11h59

Comdema realiza 146ª reunião ordinária

No dia 27 de abril, após a reunião de posse dos membros para o biênio 2021-2023, foi realizada a 146ª reunião ordinária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), de Lençóis Paulista. Foram tratados vários assuntos, no modo remoto, devido às restrições impostas pela pandemia, que impossibilita a realização de reuniões presenciais.

O presidente do Comdema e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio (Tupã), explanou sobre a nova etapa de expansão do programa Coleta Certa para os bairros Jardim da Prata, Vila Paccola e Vila Antonieta I e II, onde foram instalados mais 144 contentores para atender a região.

O secretário explicou sobre as próximas etapas do programa, que devem contemplar os bairros Jardim Planalto e Residencial Antonio Lorenzetti, e sobre o objetivo de atender gradativamente 100% da região urbana de Lençóis Paulista. “O programa Coleta Certa tem ajudado nos índices da coleta seletiva, além melhorado as condições do trabalho realizado pelos profissionais coletores do lixo e proporcionado a limpeza urbana”, comentou Tupã.

Tupã comentou também sobre o projeto de Lei de IPTU verde, que está em fase de elaboração, no Comdema será envolvido para colaborar na formulação de propostas. Na reunião o presidente do Comdema falou sobre o plantio de mudas nativas na área de preservação do Córrego da Prata, no bairro Cecap, como medida de restauração em relação a uma intervenção do SAAE para manutenção na rede de esgotos, e ainda na revitalização de área da Rua Guido Leda, no Jardim Primavera, onde será trabalhada a gestão participativa em arborização urbana.

Conforme previsto na pauta, o secretário-executivo do Comdema e interlocutor do Programa Município Verde Azul (PMVA), Helton Damacena, apresentou ações de sustentabilidade desenvolvidas no município, como as hortas educativas das escolas, hortas comunitárias dos bairros, uso de fontes alternativas de energia e tecnologias associadas, compras sustentáveis e funcionamento dos varejões, ações que são apresentadas na diretiva “Município Sustentável”, do Programa Município Verde Azul, para conhecimento dos novos membros.

A 146ª reunião do Comdema contou com a participação dos membros que compõem o conselho, que tem representantes de órgãos públicos e sociedade civil.

As reuniões do Comdema ocorrem na última terça-feira de cada mês. A reunião ordinária deste mês de maio está prevista para o dia 25 e será aberta à participação popular. Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo email: comdemalp@gmail.com