Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria da Saúde alerta para baixa procura da vacina da Gripe
29/04/2021 16h34

Secretaria da Saúde alerta para baixa procura da vacina da Gripe

A Secretaria da Saúde de Lençóis Paulista alerta para a baixa procura até o momento da vacina contra a gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B), que é aplicada em dose única. O público é definido de acordo com o Plano Nacional de Imunização(PNI), e esta etapa, iniciada ainda no mês de março, segue até o dia 10 de maio na UBS Antonio Leão Tocci, Cecap, e ESF Luiz Fernando Lélis de Andrade, Jardim do Caju, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h. Na média, menos de 30% do público estimado para esta etapa procuraram as salas de vacinação.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a vacinação da gripe começou por outros públicos, já que os idosos estão sendo vacinados contra o coronavírus. Nesta etapa, devem ser vacinadas crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos, grávidas e puérperas, que são as mulheres que deram à luz nos últimos 40 dias e profissionais de saúde, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde os números mostram que a procura está abaixo do esperado.

Entre as crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, do total 4.935 desse público, apenas 1.453 foram vacinadas, ou 29%. Já entre as 611 gestantes, apenas 152 tomaram a dose, ou 24,8%. Entre as puérperas, mães que tiveram bebê a menos de 40 dias, das 100, apenas 30 tomara a dose, um percentual de 30%. Mas a menor taxa de vacinação até o momento são dos profissionais de saúde. Dos 1.577 profissionais, apenas 327, ou 20%, tomaram a vacina.

As mudanças constantes de temperatura verificadas nesta época do ano são fatores de risco de gripe à população em geral, e a vacinação ajuda a desafogar o atendimento nas unidades de saúde e hospitais dos sistemas público e privado, que vão ter menos pacientes com gripe e mais espaço para atendimento para outras enfermidades, sobretudo neste momento de pandemia da Covid-19.

As pessoas que forem se vacinar devem levar a carteirinha de vacinação e o Cartão Cidadão. Os profissionais de saúde, além da carteira de vacinação e Cartão Cidadão devem levar um comprovante do trabalho, como holerite, crachá ou declaração.

SERVIÇO:

Vacinação contra Influenza

Grupo prioritário:

- crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos

- Gestantes

- Puérperas (mulheres que tiveram filho há 40 dias)

- Profissionais de Saúde

Data:

até 10/05

Horário:

Segunda a sexta, das 8h30 às 15h

Locais de vacinação: