Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria do Meio Ambiente implanta 144 novos contentores em mais uma região da cidade
23/04/2021 10h37

Os contentores azuis são usados para descarte de resíduos orgânicos, e os verdes para descarte de resíduos recicláveis

Dando sequência a implantação do programa Coleta Certa, que tem por objetivo a coleta mais eficiente e planejada de resíduos sólidos no município, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista programou para a próxima semana, de 26 a 28 de abril, a implantação de 72 jogos de contentores (azul para coleta de materiais orgânicos e verde para coleta de recicláveis), ou seja, mais 144 recipientes para uso da população instalada entre o Rio da Prata e a Rua Piedade e Avenida Ubirama, desde a agência do Banco do Brasil até as proximidades do acesso ao bairro Cecap.

O cronograma da Secretaria consiste em implantar os contentores na segunda, terça e na quarta-feira, dias 26, 27 e 28. Nos dois primeiros dias da implantação agentes da secretaria distribuirão informativos aos moradores locais e, de 26 de abril a primeiro de maio, veículo de som fará o trabalho de divulgação nos bairros Jardim da Prata, Vila Antonieta, Vila Paccola, Vila Nossa Senhora Aparecida e parte da Vila São Judas Tadeu II alertando aos moradores sobre o novo sistema de coleta do lixo.

A partir do dia 26 de abril, segunda-feira, e por 15 dias, a Secretaria do Meio Ambiente fará a coleta do lixo nos locais citados no sistema tradicional e no sistema mecânico (contentores). A partir do dia 15 de maio, entretanto, a coleta será feita apenas pelos contentores, onde os usuários poderão depositar o lixo a qualquer hora do dia, sempre, claro, observando os avisos existentes nos próprios recipientes.

O programa Coleta Certa foi lançado em abril de 2019 com plena aceitação pela população lençoense e com resultados excelentes. Assim, a Secretaria do Meio Ambiente já adquiriu contentores para instalação em todos os bairros, e Centro, que ainda não foram contemplados.

“A coleta mecanizada por conteinerização tem por objetivo manter a cidade mais limpa, sempre com apoio da população, que terá nas proximidades de sua casa um contentor à disposição 24 horas por dia, evitando que animais rasguem os sacos ou sacolas espalhando o lixo pelas calçadas, o que além de feio acaba bloqueando a vazão de águas pluviais, provocando risco de alagamentos e enchentes”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã.

Os contentores azuis devem ser usados para descarte de resíduos orgânicos, enquanto os verdes devem ser usados para descarte de resíduos recicláveis. Materiais orgânicos são os restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, como papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro. Já os materiais não orgânicos, que são separados e vendidos pela Usina de Reciclagem, são plásticos, como garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, tetra park, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas.