Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc faz homenagem ao historiador Alexandre Chitto; trabalho desenvolvido pela Prefeitura e Secretaria de Cultura contemplou projetos de 381 artistas
09/04/2021 15h26

Obra idealizada pelo artista Décio de Souza foi concluída nesta semana

Um projeto idealizado pelo artista plástico Décio de Souza e concluído nesta semana, vai imortalizar a imagem do patrono do MAC, o jornalista, escritor e historiador Alexandre Chitto. O espaço criado por ele em abril de 1988, no prédio da antiga Destilaria Central, foi transferido em abril de 1996, para o atual endereço, nas esquinas da Avenida 25 de Janeiro com a Rua coronel Joaquim Anselmo Martins. O prédio já abrigou o Paço Municipal e a Casa da Cultura.

O projeto apresentado por Décio de Souza foi um dos trabalhos habilitados para o recebimento de recursos da Lei Aldir Blanc. A Lei Federal 14017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, foi criada para apoiar o setor cultural dos municípios brasileiros diante da pandemia do novo coronavírus. Em Lençóis Paulista, o trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Fiscalização da Lei Aldir Blanc. A Secretaria de Cultura desenvolveu um trabalho de articulação entre outras pastas da administração para formatar, organizar e executar todas as etapas dos editais para a liberação de recursos aos artistas que tiveram suas propostas habilitadas.

Para a execução do projeto, Décio de Souza utilizou a técnica de escultura em relevo (cimento, ferro e tela aramada) para a criação de um busto com a representação da imagem de Alexandre Chitto. Já as letras para a identificação do Museu Alexandre Chitto foram modeladas em cimento.

“As etapas contemplaram o projeto, preparação da superfície para receber a escultura, estruturação e a escultura em etapas e camadas sucessivas de argamassa para a modelagem artesanal. Para acabamento uma camada de cimento com agregante (Copolímero Vinílico)”, explicou o artista.

“Este é mais um projeto que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc no município. Foi um trabalho intenso. Em virtude do período eleitoral em 2020, antecipamos as etapas do processo para viabilizar esses recursos e atender os artistas que foram contemplados pelos editais. Foram abertos editais para apoiar produções artísticas nos diversos setores culturais, como artes plásticas, músicas, teatro, literatura e selecionar espaços artísticos e culturais, empresas culturais que tiveram as atividades interrompidas devido as medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus”, explicou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Segundo dados da Secretaria da Cultura, 381 artistas foram contemplados pelos editais da Lei Aldir Blanc. Já nas apresentações do Lençóis In Live, 238 artistas participaram da primeira edição. Na segunda edição, que teve início em fevereiro deste ano, 95 artistas se apresentaram no projeto.