Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Contentor do Programa "Coleta Certa" é queimado no Jardim Caju
05/04/2021 15h51

Contentor do Programa "Coleta Certa" é queimado no Jardim Caju

SAMA registrou Boletim de Ocorrência para investigação do fato

Na manhã desta segunda-feira, 5, moradores da Rua Ênio Ferrari, Jardim Caju, entraram em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e informaram que um contentor verde (destinado para materiais recicláveis) havia sido queimado. Eles informaram que perceberam o ocorrido apenas no início da manhã e que provavelmente o ato ocorreu durante a madrugada de segunda-feira.Segundo informações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), esta é a quarta ocorrência de queima e perda total de contentores desde que o programa foi lançado em Lençóis Paulista, em abril/2019. As ocorrências anteriores foram registradas nos bairros, Núcleo Luiz Zillo, Vila Contente e Jardim Santana.

O ocorrido no Jardim do Caju não se sabe se foi um ato de vandalismo ou se ocasionado por descarte irregular de material inflamável dentro do contentor. A SAMA tem ressaltado periodicamente no site da prefeitura e redes sociais sobre os cuidados com o descarte de resíduos, sobre o que deve, ou não, ser descartado, além da informação ser destacada nos próprios contentores.

Material inflamável nunca deve ser descartado, pois há o risco de perda do contentor plástico, que é patrimônio público. Nas ocorrências anteriores também foi constatada queima provocada por descarte de carvão ainda quente. Atos de vandalismo infelizmente também têm ocorrido.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente registrou Boletim de Ocorrência para investigação. Vale ressaltar ainda que a Prefeitura adquiriu os contentores com recursos próprios e em parceria com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). “Todos os munícipes devem colaborar para conservação dos contentores e para eficácia do programa Coleta Certa, que tem como principais objetivos melhorar os índices de coleta seletiva, limpeza urbana e serviços dos profissionais coletores”, comenta o secretário da SAMA, Claudemir Rocha Mio, Tupã.