Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
01/04/2021 15h43

Membros do Comdema tomam posse

Conforme Resolução do Condema 2/2020 reunião foi realizada virtualmente

Nesta quinta-feira, 1º de abril, foi realizada a 145ª reunião ordinária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para posse dos membros da nova composição durante o biênio 2021-2023. A reunião contou com a participação do prefeito Anderson Prado de Lima, que apresentou os nomes e suas respectivas representações. O prefeito aproveitou para enaltecer e agradecer o serviço público prestado pelo Comdema, que tem participação voluntária.

O Comdema, criado pela Lei 2911/2001, com regimento interno aprovado e homologado pelo Decreto Executivo nº 249/2010, é um órgão normativo, consultivo, paritário, deliberativo e fiscalizador, com a finalidade de assessorar o chefe do Poder Executivo municipal em assuntos de política de proteção, conservação e defesa do meio ambiente. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho Ambiental são fundamentais para a realização de uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável, além de compor uma das dez diretivas do Programa Município Verde Azul.

Conforme prevê o regimento, na reunião de posse foi eleito por unanimidade o presidente Claudemir Rocha Mio, que indicou como secretários executivos Helton Damacena de Souza e Milena Guirado Coneglian; bem como os gestores do Fundo Municipal de Meio Ambiente Fábio José Esguícero (poder público) e Waldomiro Ponsoni Filho (sociedade civil).

Representantes de órgãos públicos no Comdema:

Prefeitura: Claudemir Rocha Mio e Helton Damacena de Souza (titulares), Fábio José Esguícero e Marcos Antonio Nogueira Branco (suplentes); Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável: Wagner Boso (titular) e Gerson Adair Dutra Bocardo (suplente); SAAE: Milena Guirado Coneglian (titular) e Marcos Marques Félix (suplente); Poder Legislativo: Eduardo de Almeida Silva (titular) e Antonio Severo Santos Filho (suplente).

Representantes da sociedade civil:

Clubes de Serviços: Waldomiro Ponsoni Filho e Nivaldo Augusto Pereira (titulares), José Luiz de Oliveira e Luiz Carlos Gallego (suplentes); Profissionais Liberais: Henrique de Oliveira Lima (titular) e Murilo Olyntho Machato (suplente); Associação de moradores de bairros: Wagner Flausino Lopes (titular) e Willian Henrique Picali (suplente); Organizações Não Governamentais: Diusaléia Oliver (titular) e Galuco Temer Feres (suplente).

As reuniões do Comdema ocorrem de forma virtual devido a pandemia e atual fase vermelha do plano SP de combate ao coronavírus, mas voltarão a ser realizadas presencialmente, assim que possível.

As próximas reuniões do exercício 2021 estão previstas para 27/04, 25/05, 29/06, 27/07, 31/08, 28/09, 26/10, 30/11 e 28/12.