Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educação Ambiental do Dia da Água será trabalhada remotamente
19/03/2021 16h24

Educação Ambiental do Dia da Água será trabalhada remotamente

Palestra da SAMA aborda o “Contexto geral do Dia da Água e foco na preservação de nascentes”

Nesta sexta-feira, 19 de março de 2021, ocorreu de forma virtual a reunião anual da Comissão Municipal de Educação Ambiental, que visa elaborar, implementar e monitorar a Política Municipal de Educação Ambiental e o Programa Municipal de Educação Ambiental instituído pela Lei Municipal nº4989/2017. A comissão, com formação paritária, conta com representantes de órgãos públicos e sociedade civil para estimular o intercâmbio de experiências e saberes para construção de propostas, sobretudo no contexto da Covid-19.

Diante do exposto e com a proximidade da data comemorativa ao Dia da Água, 22 de março, segunda-feira, ficou definido que esses temas de educação ambiental terão continuidade pelo sistema remoto de ensino, uma vez que as aulas presenciais estão impossibilitadas de acontecer. Assim, e em consonância com a Secretaria Municipal de Educação, o Programa Municipal de Educação Ambiental e os temas relativos às dez diretivas do Programa Município Verde Azul serão trabalhados mensalmente, e discutidos em palestras elaboradas pelo interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA). Os temas poderão abranger famílias dos alunos e outros segmentos de público, garantindo mais acesso à educação ambiental.

Dia Mundial da Água 2021

Instituído pela ONU durante a 2ª Conferência Mundial do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro em 1992, o Dia Mundial da Água tem por objetivo alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Assim, o dia 22 de março é a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre a água. Em Lençóis Paulista, a data é fixada pela Lei 3.976/2009 sobre o calendário de datas comemorativas ambientais.

A palestra elaborada pela SAMA aborda o “Contexto geral do Dia da Água e foco na preservação de nascentes”, dentre outras curiosidades, como a disponibilidade hídrica, conceitos de bacias hidrográficas, usos da água, além de enaltecer o essencial serviço do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e ações promovidas pela SAMA para proteção e educação ambiental com foco na preservação de nascentes em parceria com empresas agrícolas.

Paralelamente a divulgação da palestra, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também prepara um plantio de árvores frutíferas em área verde ao lado da ponte do Jardim Príncipe. A ação não envolverá público, devido a pandemia, mas servirá para marcar a data. “Formaremos um pomar com 19 árvores para colaborar com a área de preservação do Córrego da Prata, e desta forma favoreceremos o curso d'água e a biodiversidade na área urbana do nosso município”, disse o Secretário Claudemir Rocha Mio, Tupã.

Acesse o vídeo produzido pela SAMA por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=tPZjUIsEHhg