Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Museu Alexandre Chitto dá sequência ao projeto Museu Vivo
12/03/2021 16h33

Museu Alexandre Chitto dá sequência ao projeto Museu Vivo

O escritor Ênio Romani é o entrevista do projeto Museu Vivo nesta sexta-feira, 12, às 19h30

Através do Facebook e Youtube, o Museu Alexandre Chitto um dos equipamentos da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura dá sequência à sua programação digital, e neste sábado, dia 13, às 19h30 realiza entrevista com o escritor Florindo Paccola. No domingo, 14, às 10h, acontece a oficina “Cinco Marias”, que será a primeira de 10 oficinas de Jogos, brincadeiras e brinquedos programados. Nos dias 15, 16 e 17 haverá contação de histórias com as atrações, pela ordem: Um Gatinho Chamado Miau, O Patinho Feio e A Lebre e a Tartaruga.

O projeto, que teve início no dia 8 de março, tem tido uma excelente recepção dos lençoenses, que nas entrevistas e nas atividades já publicadas estão se reconhecendo e ativando lembranças que são muito importantes para a nossa identidade cultural.

As entrevistas, exposições, oficinas continuam no canal do youtube do Museu Alexandre Chitto e podem ser compartilhadas e assistidas a qualquer momento. A Cia. Teatral Lençoense Atos & Cenas tem se dedicado em detalhes importantes das narrativas e pesquisas realizadas. Nilceu Bernardo, agente cultural do Museu e diretor artístico da Cia comentou: “A Memória é essencial para a identidade pessoal e coletiva de um povo, trabalhamos com esse tipo de pesquisa desde a formação da companhia, acreditando que todo resultado no presente é parte de um processo de experiências culturais e históricas. Neste momento, compartilhar no Museu Vivo esse processo, com resultados levantados tanto na oralidade como nos documentos é um momento único da nossa cultura, e que esperamos que seja constante a partir de então”.

O maestro Marcelo Maganha, secretário de cultura comenta ainda: “O Museu municipal é uma de nossas joias raras, inclusive realizamos vários investimentos nestes últimos tempos. Investimentos internos, troca do telhado e em parceria com um artista local, o artista plástico Décio de Souza, por meio de um recurso oriundo de uma lei federal, será colocado na área externa um novo painel em homenagem ao patrono de nosso museu, dentre outros investimentos. Projetos como o 'Museu Vivo' vem para integrar ainda mais a população através das plataformas de exibição e redes sociais principalmente neste tempo de pandemia, levando nossa história a um número maior de pessoas em todo o mundo”.

No dia 18 de março têm início as oficinas de jogos, brinquedos e brincadeiras. São atrações gratuitas para crianças de todas as idades.

O projeto Museu Vivo é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Produção e criação Cia. Teatral Atos & Cenas (Direção artística – Nilceu Bernardo, Coordenação pedagógica – Leda Fernandes, Coordenação histórica – Marina Ronque).

Programação Projeto Museu Vivo para 2° Quinzena de março. Pode ser acompanhada pelo youtube Museu Alexandre Chitto.

Dia 16 – 10h, contação de História – A Lebre e a Tartaruga;

Dia 17 – 10h, contação de História – Um Gatinho Chamado Miau;

Dia 18 – 10h, oficina – Batata Quente (jogos, brinquedos e brincadeiras que ainda divertem);

Dia 19 – 10h, oficina – Patinho Feio (jogos, brinquedos e brincadeiras que ainda divertem);

Dia 20 – 10h, oficina – Bola de Meia (jogos, brinquedos e brincadeiras que ainda divertem);

Dia 21 – 10h, oficina – Balança Caixão (jogos, brinquedos e brincadeiras que ainda divertem);

Dia 22 – 10h, oficina – Cama de Gato (jogos, brinquedos e brincadeiras que ainda divertem);

Dia 23 – 10h, oficina – Barquinhos de Papel;

Dia 24 – 10h, oficina – Elástico (jogos, brinquedos e brincadeiras que ainda divertem);

Dia 25 – 10h, oficina – Pipa (jogos, brinquedos e brincadeiras que ainda divertem);

Dia 26 – 10h, oficina – Ioiô (jogos, brinquedos e brincadeiras que ainda divertem);