Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conservação dos contentores é dever e responsabilidade de todos
16/02/2021 16h28

Conservação dos contentores é dever e responsabilidade de todos

Ocorrências de incêndio e pichações nos contentores já foram registradas pela SAMA

Com objetivo de orientar a população sobre o uso adequado e medidas de conservação dos contentores do programa “Coleta Certa”, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) faz um alerta sobre as medidas essenciais que devem ser tomadas pelos usuários do serviço. Tem-se observado que muitos insistem em descartar resíduos inadequados, como restos de móveis, madeiras, galhos, resíduos de construção e pneus, entre outros, procedimento que deve ser evitado. Faz-se necessário lembrar que os contentores são destinados especialmente para resíduos domiciliares, sendo o Azul para lixo não reciclável (orgânicos) e verde para materiais recicláveis (papel, papelão, plásticos, vidros, metais).

Outro fator que tem causado preocupação à SAMA está relacionado à falta de cuidados e medidas para boa conservação dos contentores, uma vez que têm sido registrados atos de depredação em alguns pontos. Já foram registradas três ocorrências de incêndios, que podem ter sido provocados ou ocorridos por descarte inadequado de produtos inflamáveis. Além disso, há registros de descarte de animais mortos. Pichações e adesivos de identificação dos contentores arrancados.

É inegável que a maioria dos usuários contribui e colabora com a conservação dos recipientes. O programa tem boa aceitação do público, uma vez que beneficia as condições de trabalho dos coletores de lixo, facilita a coleta seletiva e ajuda na limpeza urbana.

“Todos os cidadãos devem cumprir com o papel da educação ambiental observando suas responsabilidades. Atualmente existem 2.274 contentores no município, com investimento de R$ 3.093.960,00 em recursos da Prefeitura, do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e FID (Fundo de Interesses Difusos). Além dos serviços de coleta de lixo e coleta seletiva realizada pela Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista), nossas equipes estão atentas a qualquer eventualidade”, comenta o secretário Claudemir Rocha Mio (Tupã).

Sobre os materiais inservíveis (restos de móveis), a SAMA mantém serviço de coleta todas as terças e quintas-feiras. Porém, o agendamento deve ser feito pelo telefone 3269.7054, ou pelo whatsapp 99819.4934. A Secretaria não faz recolhimento de galhos, resíduos vegetais e de construção civil. Esses devem ser descartados nos ecopontos da Cecap ou Jardim das Nações.