Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde segue nesta semana com vacinação de profissionais de saúde da rede privada
02/02/2021 17h09

A Secretaria de Saúde segue até no domingo, dia 7, com a vacinação dos profissionais da área de saúde de Lençóis Paulista. Serão vacinados trabalhadores de saúde da rede privada, conforme previsto no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, como médicos, enfermeiras, auxiliares, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, trabalhadores de apoio, como atendentes, motoristas, faxineiros dentro outros. Confira a lista completa desses profissionais no final do texto.

Durante a semana, a vacinação vai ocorrer no ESF Winter Malatrasi (Júlio Ferrari) e ESF Vereador Carlos Alberto Baptistela (Maria Cristina), das 13h às 18h30. No domingo, a vacinação vai ocorrer no ESF Dr. João Paccola Primo (Núcleo Luiz Zillo), ESF Antônio Benedetti (Monte Azul) e UBS Dr. Antonio José Garrido (Ubirama) vão funcionar das 8h às 17h para a tender especificamente este público.

Para ser vacinado, será obrigatória a apresentação da carteirinha de classe e levar declaração ou carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício atual no estabelecimento de saúde. A Secretaria de Saúde informa que sem a comprovação de vínculo, não será realizada a vacinação.

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde inicia a vacinação dos idosos, mas esse cronograma será informado nos próximos dias. Por enquanto, só devem procurar as unidades de saúde os profissionais citados neste texto.

Mesmo depois de vacinadas, as pessoas devem continuar seguindo as orientações sanitárias, como uso de máscara, distanciamento, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Etapa 1

Profissionais que trabalham na área de saúde (rede pública e privada)

- Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde ( ex. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

- Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

- A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

Unidades de referência para esta etapa de vacinação:

- ESF Winter Malatrasi (Rua Manoel Duarte Moreira, 190, Júlio Ferrari. Tel: 3264 5040)

- ESF Vereador Carlos Alberto Baptistela (Rua Ana Neri, 124, Maria Cristina. Tel 3263 2562)

- ESF Dr João Paccola Primo (Rua dos Lavradores, 34 – Núcleo Luiz Zillo. Tel 3263-1985)

- ESF Antonio Benedetti (Rua Horácio Moretto, 1.255, Jardim Monte Azul. Tel 3264-4042)

- UBS Dr. José Antonio Garrido (Rua Marechal Dutra, 895 – Jardim Ubirama. Tel 32636251)