Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com obras raras e coleções desde o século XVI, edição digital da BMOL é referência para pesquisas acadêmicas e históricas
28/01/2021 15h53

Página da Biblioteca Digital pode ser consultada por meio do acesso ao site da Prefeitura de Lençóis Paulista

Referência para pesquisas acadêmicas e históricas em Lençóis Paulista, a edição digital da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa completa em 2021, cinco anos de implantação, buscando o crescimento e a ampliação de seu acervo. A Biblioteca Digital foi implantada por meio do projeto de Modernização de Bibliotecas Municipais do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SISEB) e apoio dos servidores do Espaço Cultural “Cidade do Livro” e da Secretaria de Tecnologia da Informação.

O acervo digital é composto pela coleção de obras raras da Biblioteca Municipal desde o século XVI até o século XX e que estão em domínio público; documentos históricos entre eles as primeiras atas da Câmara Municipal de Lençóis Paulista e coleções de jornais e revistas.

Números

De acordo com a bibliotecária Silviane Aparecida S. Sanches Rodrigues, a edição digital já recebeu 6 mil acessos aos 1.623 documentos disponíveis no sistema. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, a média de acessos (1.832) praticamente dobrou em relação aos anos anteriores. Entre os documentos mais acessados estão livros raros, coleções de jornais do município e documentos históricos.

“É um número expressivo considerando-se o material disponibilizado na edição digital, mas o acervo do Centro de Documentação Histórico é riquíssimo. Pesquisadores entraram em contato com o Espaço Cultural destacando a qualidade e o número de documentos do acervo”, pontua o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Um dos documentos mais acessados (veja box) na plataforma da Biblioteca Digital é o Livro de Registros do Cemitério Municipal. É um livro ata que traz todas as informações de falecidos desde 1932 até 1976. Por seu tamanho e peso, sofreu avarias com o manuseio e com o passar do tempo. O livro foi recuperado, preservado e digitalizado pela equipe do Espaço Cultural. Para este ano, está prevista a inserção da parte final da coleção de Atas da Câmara Municipal e mais alguns livros raros.

“Iniciamos as tratativas junto a um Cartório de Notas de Lençóis Paulista, para inclusão em nosso acervo de livros antigos de registros de imóveis onde constam até venda de escravos; tudo isso em breve ficará disponível a todos por meio destas restaurações e digitalizações levando em conta que Lençóis é a única cidade da região e uma das únicas do interior que detém este sistema”, explicou o secretário Marcelo Maganha.

Obras/Documentos mais acessados (visualizações)

1. Manual de Saúde do Doutor Ayer – 766

2. Viagem Imperial à Província de Sergipe – 508

3. Livro de Registros do Cemitério Municipal – 335

4. A revolta da Armada de 6 de setembro de 1893 – 318

5. Os Mistérios da franc-maçonaria revelados – 274

6. O Rei Diverte-se – 267

7. Diploma de Antônio José Alves Ferreira - 265

8. Manuscrito de D. João V – 235

9. O Confeiteiro Popular – 209

10. História dos Girondinos – 202

Serviço: A edição digital da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa pode ser consultada por meio do site http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/, clique em seguida no ícone Biblioteca Digital. Para mais informações sobre a Biblioteca Digital entre em contato com a equipe do Espaço Cultural pelo telefone 14 3263 3123 ou e-mail espacocultural@lencoispaulista.sp.gov.br.