Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeito prorroga por 60 dias distribuição do Kit Alimentação
11/01/2021 19h26

Prefeito prorroga por 60 dias distribuição do Kit Alimentação

Coletiva desta segunda-feira, 11, realizada na Sala das Sessões Mário Trecenti

Em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje na Sala das Sessões Mário Trecenti, com a presença do presidente da Câmara Jucimário Cerqueira dos Santos (Bibaia), Dr. Norberto Pompermayer, integrante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, Ricardo Conti Barbeiro, secretário de Saúde, e da nova presidente do comitê, Adriana Aparecida Santana, o prefeito Anderson Prado anunciou a prorrogação por mais 60 dias a entrega do Kit Alimentação, programa social que já distribuiu até agora 9.488 cestas básicas e 4.840 cotas de gás para a população em vulnerabilidade social de Lençóis Paulista.

O prefeito agradeceu a todos que estão na linha de frente do combate à Covid-19, em especial aos servidores da saúde e do hospital Nossa Senhora da Piedade. Prado ressaltou que a pandemia segue e que o combate depende de cada um, mantendo-se o distanciamento social e observando a barreira sanitário imposta pelo Plano São Paulo. Disse que Lençóis Paulista desde o início procurou testar seus cidadãos, sobretudo aqueles que apresentam sintomas, para que o tratamento possa ser adequado. “Lençóis segue com a coragem de testar”. Após essa fala, Prado anunciou que no dia 24 de janeiro será realizada mais uma etapa do Censo Covid, que disponibiliza testagem da população assintomática.

Sobre a fiscalização, o prefeito destacou que a cidade já realizou mais 1.011 notificações e orientações de estabelecimentos comerciais sobre o cumprimentos dos decretos municipais. “Em Lençóis não faltou ação e nem faltará. Mas a Prefeitura não consegue ver tudo. Então, se você vai num estabelecimento comercial que não está seguindo as regras, use seu poder de consumidor e não volte mais”, afirmou.

Quanto ao Plano de Vacinação, o prefeito disse que seguirá as normas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual, mas ainda não há definição de data. Quando questionado a respeito pela imprensa, disse que o município já está se preparando tanto do ponto de vista material, com a aquisição de seringas e agulhas, como também humano e logístico. Ricardo Conti informou que mais de 15 geladeiras das salas de vacinas foram substituídas por equipamentos mais modernos e com mais capacidade de armazenamento. “Vejam só, Lençóis Paulista já está antevendo o problema e se preparando para o início da vacinação que, espero, seja o mais breve possível”, declarou.

O reinício da distribuição de hipoclorito à população nesta terça-feira também foi destacado por Prado. Enalteceu o governo federal em relação à disponibilização de recursos no ano 2020, quando o município teve uma queda de R$ 8 milhões na arrecadação que foi suprida com os R$ 10 milhões de recursos federais liberados por conta da pandemia. O prefeito disse que na área da educação, a volta às aulas já tem um calendário pronto, mas esse ainda depende do aval do Pacto Regional dos Prefeitos.

Na sequência à palavra do prefeito, o presidente da Câmara Jucimário dos Santos garantiu a Prado todo apoio necessário por parte do Legislativo, mas pediu que a comunidade fique atenta às exigências do Plano São Paulo, especialmente com relação à barreira sanitária.

Norberto Pompermayer, que antecedeu Adriana na presidência do Comitê local, comentou seu afastamento, afirmando que no momento mais difícil ele se colocou à disposição e foi à luta no combate à Covid-19, e que a cidade já está preparada para o combate, com o hospital estruturado a altura da população. Porém, destacou “não podemos baixar a guarda. A gente não luta contra ninguém, a gente luta contra o vírus”.

O secretário de Saúde Ricardo Conti falou que em Lençóis Paulista não falta disposição para lutar contra a Covid-19, e que o próximo desafio será a vacinação da população, assim que a vacina estiver aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

E a nova presidente do Comitê local, Adriana Santana, agradeceu a confiança do prefeito e das autoridades da saúde em lhe conceder a presidência do Comitê, ressaltando que a responsabilidade é dividida com todos. “O trabalho não é de uma só pessoa, mas de todos”, disse.