Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria do Meio Ambiente e Unimed revitalizam Piloto de Floresta Urbana
22/12/2020 16h57

Secretaria do Meio Ambiente e Unimed revitalizam Piloto de Floresta Urbana

Em sequência a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Unimed, nesta terça-feira, 22, foi feita a revitalização do Piloto de Floresta Urbana de Lençóis Paulista, na Av. Nações Unidas, Núcleo Luiz Zillo. A avenida, em frente ao Ginásio de Esportes Hiller João Capoani, é uma das mais importantes vias da cidade, interligando bairros e avenidas em um bairro onde se encontram o campo “Vagulão”, ginásio “Toquinho”, Unidade Básica de Saúde “João Paccola Primo”, varejão municipal “Dona Nega”, além das escolas EMEI “Yvonne Conti Capoani”, EE “Rubens Pietraróia” e EMEF “Luiz Zillo”.

O Piloto de Floresta Urbana tem por objetivo a “Arborização Urbana”, ação que contempla com árvores os dois lados da via e canteiro central, com calçada ecológica e plantio de grama, aproveitamento árvores já existentes (Aroeira Salsa e Pata de Vaca), acrescentando outras espécies (Resedás, Oitis e Ipês Amarelos) ao longo da via de grande circulação. O programa consta da Resolução SMA n°33/2018, que estabelece os procedimentos operacionais e parâmetros de avaliação da qualificação para a certificação no Programa Município Verde Azul.

De acordo com Helton Damaceno, interlocutor do PMVA, “o Piloto de Floresta Urbana precisa ser uma vitrine daquilo que se almeja em relação a arborização urbana e, preferencialmente, implantado em uma avenida importante, próximo a escolas, e representa a importância das árvores no meio ambiente da cidade, bem como é referência em sustentabilidade e paisagismo aplicados para melhorar qualidade de vida de todos”.

Parceria com a Unimed

Em busca de apoio e envolvimento com a gestão participativa, há alguns anos a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem como parceira a Unimed de Lençóis Paulista, e o projeto “Plantar”, que busca realizar o plantio de mudas pela cidade. “Já realizamos plantios em dois pomares comunitários e no Parque do Povo”, por exemplo. Especialmente na ocasião do Piloto de Floresta Urbana, as novas mudas de Oitis, Resedás e Ipês Amarelos foram doadas pela Unimed.

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com Adriano, Alysson e Márcio, e conduzida pelo secretário em exercício Edvaldo Aparecido Botaro, cuidou do preparo dos berços às mudas e orientação do plantio, com cerca de 15 pessoas da Unimed. Foram plantadas 50 mudas, sendo 20 Oitis, 20 Resedás e 10 Ipês Amarelos.

Antes do plantio todos foram orientados por Helton Damaceno, interlocutor do PMVA, sobre a iniciativa e parceria para beneficiar regiões menos favorecidas com cobertura vegetal. O relatório do Piloto de Floresta Urbana e o processo de revitalização executado, serão apresentados em 2021 com memorial descritivo, instalação, justificativa, registro fotográfico, placa de identificação e visibilidade, no sistema do Programa Município Verde Azul.