Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista conquista certificação 2020 no Programa Município Verde Azul
17/12/2020 17h56

Lençóis Paulista conquista certificação 2020 no Programa Município Verde Azul

Lençóis Paulista alcançou a nota 92,78 pontos, ficando com na 13ª posição

A Prefeitura de Lençóis Paulista ficou em 13º lugar no ranking estadual do Programa Município Verde Azul – ciclo 2020, divulgado nesta quinta-feira, 17 de dezembro de 2020. O programa avalia durante o ano as políticas ambientais das cidades paulistas.

A cerimônia de certificação foi transmitida on-line devido a pandemia do Coronavírus, que impossibilitou o evento presencial, como de costume. Lençóis Paulista é referência no programa, sendo certificada anualmente, desde 2013, além de ser o primeiro colocado no ranking no âmbito da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré, que compreende 34 municípios.

“Mais uma vez Lençóis Paulista fica entre as melhores cidades do Estado de São Paulo quando o assunto é a preservação e o cuidado com meio ambiente. Ficamos na 13ª posição no ranking estadual e, mais uma vez, em primeiro lugar na nossa bacia hidrográfica. Os seguidos bons resultados da cidade na certificação do Programa Verde Azul, mostram, sem dúvida, o compromisso da atual administração municipal com o ser humano e também com o meio ambiente que o cerca. Não existe desenvolvimento sustentável sem preservação ambiental e essa ideia norteia todas as nossas ações. A implantação do programa de coleta mecanizada Coleta Certa é um exemplo disso, pois além da comodidade para a população, o programa evita que o lixo fique jogado nas ruas, o que pode entupir galerias pluviais e contaminar o solo e os rios”, declarou o prefeito Anderson Prado.

O ranking apresenta todos os 645 municípios paulistas, mas foram certificados os 100 municípios com nota igual ou superior a 80 (em escala de 0 a 100 pontos). Lençóis Paulista alcançou a nota 92,78 pontos. Outros 48 municípios receberam a qualificação, por ficarem com pontuação de 60 a 80.

A cerimônia contou com a participação do coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo Silva, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e do subsecretário Eduardo Trani, além de autoridades e representantes de coordenadorias da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Em Lençóis Paulista, o trabalho foi conduzido por interlocutores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Helton Damacena de Souza e Fábio José Esguícero (titular e suplente respectivamente), com apoio da secretária, Edéria Pereira Gomes Azevedo e do prefeito Anderson Prado de Lima, tudo em parceria com as demais secretarias e autarquias.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pelo município. Ao final de cada ciclo o programa publica o “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”. Esse ranking é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios preestabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas de ações sustentáveis. As ações propostas nas dez diretivas devem ser contínuas, realizadas e aprimoradas a cada ciclo, havendo sempre a gestão participativa.

De acordo com o ranking divulgado nesta quinta-feira, entre outros municípios certificados da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré estão: Iacanga (25º), Macatuba (34º), Borebi (50º), Bauru (89º), Dois Córregos (97º), Ibitinga (100º).