Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
17/12/2020 10h08

Comdema realiza 143ª reunião ordinária

Reunião aconteceu no Espaço Cultural Cidade do Livro

Na terça-feira, dia 15 de dezembro de 2020, realizou-se a 143ª reunião ordinária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), no Espaço Cultural “Cidade do Livro”. A reunião foi presencial com medidas necessárias para proteção contra a Covid-19, como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento.

Na reunião foram tratados assuntos relacionados ao descarte irregular de lixo em área rural, o que ainda ocorre mesmo com toda estrutura e serviços oferecida para os diversos tipos de resíduos sólidos gerados. O Conselho propõe medida de melhoria nas lixeiras instaladas em pontos estratégicos, bem como os ecopontos da Cecap e Jardim das Nações, que necessitam de maior mobilização e intervenção, uma vez que a limpeza já é realizada frequentemente.

Ainda sobre os resíduos sólidos, discutiu-se a ampliação do programa “Coleta Certa” atualmente, que abrange 70% da área urbana, proporcionando benefícios para a coleta seletiva, serviço dos coletores e a limpeza urbana. No entanto, a atenção por parte da população sobre o descarte e uso adequado do lixo doméstico deve ser aprimorada, ou seja, no contentor azul os não recicláveis e no verde os recicláveis.

Durante a reunião foram abordados também assuntos relacionados a medidas de proteção à fauna silvestre, especialmente da avifauna; fiscalização de obras e assoreamento de corpos hídricos; sugestões para plantio de árvores para compor a arborização urbana e avaliação de requisições para substituição de árvores de calçamento de imóveis. O tema do “Natal Espetacular” foi mencionado, sendo essa uma ação da diretiva “Resíduos Sólidos”, do Programa Município Verde Azul.

Participaram da reunião o presidente Sérgio Luiz Peres; secretário, Helton Damacena de Souza e demais membros que representam órgãos públicos e sociedade civil. A partir de janeiro de 2021 serão definidas as novas datas das reuniões ordinárias. O decreto atual com a nomeação dos atuais membros vigora até março/2021.