Lençóis Paulista, 29 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escorpiões e metodologias de prevenção são temas abordados durante reunião do Comdema
26/11/2020 09h50

O coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Ramos, ministrou a palestra; ele está sem máscara na foto pois estava seguindo um distanciamento seguro em local apropriado

Na terça-feira, 24 de novembro de 2020, ocorreu a 142ª reunião ordinária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) na qual foi abordado o tema sobre “Escorpiões e metodologia de prevenção” com uma palestra ministrada pelo Coordenador Executivo de Vigilância em Saúde de Araraquara, Rodrigo Contrera Ramos. Na reunião participaram, além de membros do Comdema, os representantes da Vigilância Sanitária, Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Inicialmente, o palestrante abordou sobre a biologia do escorpião amarelo, sendo este o mais comum e mais letal principalmente para crianças com idade menor de 10 anos, idosos e cardíacos. Dentre as características mais peculiares do escorpião amarelo está a reprodução assexuada, por partenogênese, ou seja, só existem fêmeas que podem a cada postura de ovos gerar mais 30 novos escorpiões e a reprodução pode ocorrer até três vezes ao ano. Vale alertar também que a dedetização também não garante o extermínio dos escorpiões, uma vez que pode ocasionar o desalojamento de seus esconderijos, matar as baratas que são seu principal alimento e ainda causar aumento da proliferação. A medida mais indicada é o manejo por meio da busca ativa, em todos os locais possíveis onde podem se abrigar. Segundo dados da Vigilância Sanitária, o número de reclamações sobre escorpiões aumenta cerca de 30% durante o verão.

A ação ainda envolve esforços das secretarias de Saúde, Obras, Meio Ambiente, Educação e do SAAE como metodologia de prevenção, uma vez que os escorpiões se abrigam na rede de esgotos, galerias de águas pluviais, terrenos e quintais, onde possa ocorrer acúmulo de lixo, entulhos ou materiais inservíveis. As medidas de prevenção são fundamentais, como: manter terrenos e quintais limpos, tomar cuidados a vestir calçados e roupas; vedar frestas em janelas e soleiras de portas, não deixar roupas de cama, cortinas, tapetes em contato com o chão; afastar móveis das paredes, colocar telas em ralos, pias e tanques, rebocar frestas em paredes e muros, entre outras. A educação e orientação às crianças, também é fundamental.

Em caso de ocorrência de escorpiões em Lençóis Paulista, os munícipes devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (14) 3269.1120. Em caso de acidentes com picadas, o local da picada deve ser lavado com água e sabão e compressa morna, evitando torniquetes, gelo e outras medidas e procurar imediatamente a UPA para o primeiro atendimento, principalmente se a vítima for criança com idade menor que 10 anos.