Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista realiza destinação adequada de pilhas e baterias
26/11/2020 09h33

Lençóis Paulista realiza destinação adequada de pilhas e baterias

Existem mais de 90 pontos de destinação de pilhas e baterias no município
Tendo em vista a destinação adequada de pilhas e baterias usadas e esgotadas, resultante do programa regional "Quando Acaba a Pilha", ocorreu na terça-feira, 24 de novembro de 2020, mais uma destinação anual, realizada por meio da articulação com a Green Eletron - gestora de logística reversa e CM&C - Soluções em logística reversa e reciclagem, onde realizam a triagem desses resíduos perigosos. Em seguida, essas pilhas são encaminhadas para a Nexa - Grupo Votorantim, localizada em Juiz de Fora-MG, colocadas em fornos com temperaturas altíssimas onde passam por um processo térmico que fazem a recuperação principalmente do zinco metálico contido dentro delas para reciclagem. É importante ressaltar que as pilhas e baterias são componentes que transformam energia química em energia elétrica, muito utilizada em controles de TV e aparelhos eletrônicos em geral, brinquedos e outros. A destinação adequada é essencial para se evitar contaminação do meio ambiente e alto risco para a saúde humana, sendo que os metais pesados como cádmio, lítio, chumbo que compõe as pilhas e baterias são cancerígenos. Já o programa regional "Quando Acaba a Pilha" que envolve os municípios de Lençóis Paulista, Agudos, Borebi, Macatuba, Pederneiras, Iacanga, Jaú, itapuí e Boracéia, para fins de articulação intermunicipal do Programa Município Verde Azul, existente desde 2015, prestam apenas apoio voluntário e não oneroso para que a logística funcione na prática, além de promover a educação ambiental. Somente em Lençóis paulista, onde o programa foi pioneiro, existem hoje cerca de 90 pontos comerciais em lojas, supermercados, além de escolas e instituições de ensino para promoção da educação ambiental. Cada cidadão tem sua responsabilidade diante do objetivo para destinação adequada de pilhas e baterias, que nunca devem ser descartadas no lixo comum, terrenos ou outra forma inadequada e sim levar até o ponto de coleta mais próximo.