Lençóis Paulista, 30 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAAE vai construir nova adutora para captação de água; projeto prevê instalação de linha de adução com 4,1 quilômetros de extensão
14/08/2020 08h54

Projeto prevê linha de adução com 4,1 quilômetros de extensão

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) inicia neste mês, mais uma fase do projeto para a implantação de uma nova adutora para captação de água no município. O projeto teve início na gestão da prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti. “Nesta fase, vamos instalar uma linha de adução subterrânea com 4.110 metros lineares de extensão e diâmetro de 400 milímetros, em ferro dúctil, com capacidade máxima para transportar 330 litros/segundo de água bruta que será tratada na atual Estação de Tratamento de Água”, explicou o diretor da autarquia, Antônio Paulo Antunes, que participou na segunda-feira, 10, do lançamento da pedra fundamental para a execução das obras. O presidente da Câmara, Nardeli da Silva, o coordenador do SAAE, Evandro Dalben e a engenheira civil, Edna Cristina Leal também participaram do ato.

A segunda fase do projeto prevê a implantação do sistema para a captação superficial da água. Nesta etapa, serão executadas as obras para as edificações civis de apoio a captação, a implantação do tratamento preliminar para eliminar folhas e outros objetos, do material suspenso e areia, que antecede a linha de adução, e toda a parte eletromecânica.

“O projeto para a instalação da nova adutora, foi concebido com capacidade superior à de tratamento da atual Estação de Tratamento de Água (ETA), que é de 200 litros por segundo, pensando-se na futura construção de nova uma ETA com capacidade maior de tratamento, que atenda uma população maior e até diminua a captação de água subterrânea, e que se localize fora da área de risco e da região central da cidade”, explicou o diretor.

A área escolhida para a implantação da nova captação, está localizada a cerca de 800 metros na região acima da Pedreira Rondon. “O local foi escolhido utilizando critérios técnicos como risco de inundação, a proteção do manancial de captação, profundidade e deposição de sedimentos e qualidade da água captada, comprovada por meio de verificação de parâmetros físico-químicos, nas várias estações do ano, incluindo o período chuvoso”, completou Paulo Antunes.