Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura amplia projeto de videomonitoramento; com 65 câmeras em operação, município terá rede de proteção 24 horas por dia
13/08/2020 13h33

Centro de Operações do videomonitoramento foi apresentado na terça-feira, 11

A Prefeitura de Lençóis Paulista está ampliando o projeto de videomonitoramento no perímetro urbano do município. Com a aquisição de câmeras de melhor qualidade e novos recursos, o projeto vai expandir os pontos de monitoramento na cidade, contribuir com o serviço de inteligência policial no abastecimento de seu banco de dados, buscando a redução do índice de criminalidade e o registro de imagens que auxiliem os procedimentos de investigação das ocorrências.

As novas instalações do centro de controle, foram apresentados nesta terça-feira, 11, durante encontro que contou com a presença do prefeito Anderson Prado, do secretário de Segurança Pública, coronel Carlos Alberto Pafetti Fantini, do secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro e do diretor-geral da Bracell, Pedro Stefanini. A Bracell formalizou a doação de 32 câmeras de monitoramento e executou as obras para adequação e reforma das instalações da sede administrativa da Guarda Civil Municipal (GCM).

Em 2017, a Prefeitura iniciou o processo de substituição dos equipamentos de monitoramento com a aquisição câmeras de melhor qualidade resolução em Full HD, zoom óptico de 20x /30x, com capacidade para identificação de pessoas, placas de veículos, entre outros detalhes. A Prefeitura utiliza o software Digifort, um dos primeiros softwares de vigilância da América Latina e que possui recursos avançados para auxiliar as rotinas diárias dos Agentes de Vigilância Eletrônica e configurações para ajustá-lo à realidade de cada empresa ou órgão público que o utiliza.

Conquista

O prefeito Anderson Prado afirmou que o serviço de videomonitoramento “Era para ser entregue com toda pompa, mas infelizmente a pandemia mudou tudo. De qualquer forma é preciso comemorar esta conquista quando saltamos de 22 para 65 câmeras, priorizando um elemento crucial nos dias de hoje: a segurança. Neste contexto, quero agradecer o coronel Fantini e aos setores da Prefeitura responsáveis pela implantação e desenvolvimento do projeto”.

Prado afirmou que “embora tenhamos a parceria forte e decisiva da iniciativa privada, aqui representada pela Bracell, pelo diretor Pedro Stefanini, é o serviço público que abraça, que cuida da comunidade. Graças a Deus contamos com o apoio decisivo da iniciativa privada para que pudéssemos estar aqui neste momento, mas eu reitero, reafirmo que é a prefeitura, a guardiã do povo. As relações institucionais precisam acontecer dentro da grandeza que as instituições representam”.

Papel institucional na comunidade

Durante o encontro, o diretor-geral da Bracell, Pedro Stefanini falou do “privilégio em demonstrar aquilo que, nas palavras do nosso acionista desde as primeiras vezes que esteve no município, seria uma realidade: que a gente não vinha para ficar a margem da comunidade, mas para fazer parte da comunidade. Uma das prioridades é a questão da segurança, somos conscientes do nosso papel quando a gente traz para cidade 6, 7, 8 mil pessoas. Entendo que ter a sede da Guarda com um monitoramento de primeiro mundo é muito relevante, podemos contar nos dedos de uma mão, as cidades do interior de São Paulo que possuem algo dessa magnitude. A gente acredita em prevenção e isso é um passo fundamental”.

Pedro Stefanini afirmou que “com relação ao nosso papel dentro da cidade, sempre vamos procurar fazer uma ação institucional, portanto estamos sempre conversando com a prefeitura nesse sentido, que é o representante da cidade. A gente tem uma relação de confiança com a prefeitura de Lençóis pelo posicionamento do prefeito e da sua equipe. Tenho certeza que a partir de hoje, Lençóis ganha um passo importante em relação a segurança, que é uma das prioridades não só da prefeitura mas também é um dos três vértices da Bracell: segurança, saúde e educação”.