Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista tem programa Piloto de Floresta Urbana e Gestão Participativa
12/08/2020 16h19

Lençóis Paulista tem programa Piloto de Floresta Urbana e Gestão Participativa

Piloto de Floresta Urbana na Av. Nações Unidas, Núcleo Habitacional Luiz Zillo

Como importante proposta da diretiva “Arborização Urbana” do Programa Município Verde Azul, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, a implantação e manutenção do programa Piloto de Floresta Urbana em importante avenida do Núcleo Luiz Zillo, a Avenida Nações Unidas, que interliga bairros, onde também se encontram as escolas E.E.“Rubens Pietraróia”, EMEI “Yvonne Conti Capoani” e EMEF “Luiz Zillo”, além do Estádio Municipal “João Roberto Vagula” e o ginásio esportivo “Hiller João Capoani”.

“O Piloto de Floresta Urbana precisa ser uma vitrine daquilo que se almeja em relação a arborização urbana e, preferencialmente, implantado em uma avenida importante, próximo a escolas, e representa a importância das árvores no meio ambiente da cidade, bem como é referência em sustentabilidade e paisagismo aplicado para melhor qualidade de vida de todos”, comenta Helton Damaceno, interlocutor do PMVA.

A estrutura para se ter um Piloto de Floresta Urbana envolve a presença de árvores dos dois lados da via e no canteiro central, calçada ecológica com plantio de grama, aspecto da fiação ou ausência de fiação, aproveitamento de árvores já existentes (Aroeira Salsa e Pata de Vaca) e plantio de outras espécies (no caso Resedás, Oitis e Ipês Amarelos), aplicados no mínimo em 100 metros de extensão em via de grande circulação, e placa identificando o programa em toda extensão da avenida. No ciclo 2019 foram realizadas melhorias e a complementação com mais 31 novas espécies, sendo 6 Resedás, 11 Oitis e 14 Ipês-amarelos. A manutenção se faz necessária para o futuro do programa. No entanto, o vandalismo com as mudas têm sido um problema enfrentando pela SAMA.

Gestão participativa e Educação Ambiental

A ação de Educação Ambiental na diretiva Arborização Urbana envolve a conhecida gestão participativa, que deve ser aplicada não somente no processo de plantio com a comunidade, mas sempre envolver o processo de formação comunitária, tema trabalhado constantemente para a arborização urbana.

Em 2020, a revitalização de avenidas como na Av. Luiz Boso, no Jardim Primavera, a substituição de palmeiras antigas por árvores mais adequadas, foi uma decisão tomada junto a associação dos moradores do bairro e no local são plantados ipês-amarelos, mais apropriados e que favorecem a arborização, a biodiversidade e a qualidade de vida da população. Os pomares comunitários implantados, que somam atualmente 20, já estão produzindo frutos em diversos bairros.

Consultas e pesquisas com moradores para plantio em calçamento também são outros exemplos que fazem parte da gestão participativa.