Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / O uso do etanol e os meios alternativos de mobilidade
11/08/2020 15h39

O uso do etanol e os meios alternativos de mobilidade

A ciclovia construída no Parque do Povo é um incentivo ao uso de bicicletas

A diretiva “Qualidade do Ar” do programa Município Verde Azul, dentre outros aborda dois temas relevantes que são aplicados em Lençóis Paulista. O primeiro refere-se a ação que incentiva a substituição de combustíveis fósseis por renováveis, no caso o uso de Etanol para os veículos da frota municipal, movidos a etanol ou no sistema flex. O principal benefício do etanol é ser alternativa limpa e renovável se comparada com a gasolina, que é derivada do petróleo, um recurso mineral finito, que libera gás carbônico e provoca poluição do ar, como na emissão de monóxido de carbono que é altamente prejudicial a saúde e ao meio ambiente.

Regionalmente, a medida também se aplica principalmente pelo alto potencial em produção de cana-de-açúcar, um dos principais recursos naturais da região, matéria-prima para a produção do etanol. O Brasil é o pioneiro no uso do etanol, álcool etílico, e o segundo produtor mundial, atrás somente dos Estados Unidos. O etanol é ecologicamente vantajoso, pois emite até 25% menos poluentes do que a gasolina.

Meios alternativos de mobilidade

A segunda ação relacionada abrange melhorias e incentivo ao uso de bicicletas em parques públicos e pontos estratégicos. Lençóis Paulista conta com essa funcionalidade, além da implantação de bicicletários em alguns locais, como na área das quadras esportivas no Parque do Povo, Biblioteca “Orígenes Lessa”, Praça do Tonicão, CMFP e outros. Outra iniciativa relacionada são os tradicionais passeios ciclísticos promovidos pelo projeto “Bike Saúde”, da Secretaria de Esportes, que neste momento não estão sendo realizados devido a pandemia do Coronavírus. Em 2020 há ainda a perspectiva de criação de trilhas autoguiadas pela Secretaria de Esportes.

Sobre as ciclovias e ciclofaixas, Lençóis Paulista conta com uma extensão de 3,5 km localizadas no parque do Povo, do Jardim Europa até Jardim Maria Luíza I, Jardim Itamaraty e Jardim Ubirama. Ciclovias são soluções ecológicas de urbanização, que também reduz a emissão de gases poluentes, assim como o uso do transporte coletivo e caronas.