Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Descarte irregular de lixo é um problema constante
07/08/2020 14h42

Descarte irregular de lixo é um problema constante

Na extensão da Rua Arthur Canova frequentemente tem descarte irregular de lixo

Lençóis Paulista tem se destacado por possuir estrutura para coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva de recicláveis e diversos outros tipos de resíduos, inclusive com ações valorizadas e que garantem pontuação anualmente junto ao Programa Município Verde Azul. A divulgação dessas ações são realizadas com frequência no site oficial da Prefeitura, redes sociais e outros meios de comunicação do município. No entanto, muitos ainda não se atentaram em relação aos serviços oferecidos. Além de contar com profissionais que se dedicam diariamente em manter a cidade organizada, cada cidadão deve fazer a sua parte e buscar informações com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para o descarte correto lixo.

O programa “Cidade 10” pode ser acionado pelo telefone (14) 3269.7010 e o Disk Denúncia do Meio Ambiente pelo (14) 99819.4934. Ambos dispõem de serviço de WhatsApp para envio de informações e fotos. Placas de orientação também já foram implantadas em diversas regiões com a finalidade de orientar e coibir o descarte irregular de resíduos.

Áreas lindeiras, carreadores de canaviais, áreas de proteção permanente no perímetro urbano e áreas de novos loteamentos são, frequentemente, pontos viciados de descarte irregular. É o que tem ocorrido, por exemplo, em toda extensão da Rua Arthur Canova, que interliga os bairros Caju I e II, Grajaú, Antonio Lopes e Jardim Carolina.

Serviços essenciais à disposição dos munícipes

Pneus inservíveis: As borracharias devem realizar um cadastro junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para a destinação correta de pneus inservíveis, que serão armazenados em local adequado e posteriormente destinados a ANIP/RECICLANIP para o serviço de reciclagem.

Pilhas e baterias: Em Lençóis Paulista existem cerca de 100 pontos de coleta de pilhas e baterias usadas e esgotadas, em comércios, supermercados, escolas e postos de saúde. Portanto, procure o ponto mais próximo de sua residência evitando assim a contaminação do meio ambiente e prejuízos a saúde.

Lâmpadas fluorescentes: primeiramente o munícipe deve procurar a loja vendedora do produto para a logística reversa, ou buscar outro meio seguro para o descarte. Recomenda-se a substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, sendo estas mais econômicas, duráveis e com menos impactos ambientais na destinação final.

Eletrônicos: A Adefilp, Cooprelp e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente são pontos recebedores de equipamentos como TV's, rádios, celulares, tablets, fios e cabos, entre outros, desmontados para reaproveitamento de peças.

Resíduos de construção civil: A destinação de RCC ocorre por serviços de empresas de caçamba do município, que transportam para a usina de processamento de entulhos de Lençóis Paulista (Usina de Reciclagem), ou então, em menores quantidades, destinam aos Ecopontos localizados na Cecap (Rua Carlos Drummond de Andrade) e Jardim das Nações (acesso pela Rua Colômbia).

Móveis velhos: o agendamento para coleta de móveis inservíveis pode ser realizado pelo (14) 3269.7054, ou podem ser destinados aos ecopontos da Cecap e Jardim das Nações. A equipe realiza a coleta sempre as terças e quintas-feiras, conforme agendamento.

Óleo de cozinha usado: o óleo de cozinha usado também pode ser destinado para a coleta seletiva municipal ou para campanhas realizadas em escolas, ou ainda para supermercados que realizam campanhas para a destinação correta. Com isso, evita-se que sejam despejados através da pia e rede de esgoto, o que causa prejuízos ao sistema e poluição de águas.

Óleo Lubrificante: as oficinas devem procurar os procedimentos indicados para a destinação de óleo lubrificante para que seja re-refinado.

Recicláveis: a coleta seletiva municipal é realizada de segunda a sexta-feira em todas as regiões da cidade. Devem ser separadas embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, metais e entregues para a equipe da Cooprelp (coleta seletiva no setor residencial), ou para a Adefilp (coleta seletiva nos setores comercial/empresarial).

Animais mortos/Lixo infectante: O interessado deve contatar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (14) 3269.7054 e informar o endereço para realização da coleta especializada.