Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com espaço inovador, CMFP cria Polo de Informática Arlindo Ferreira Grota
06/08/2020 10h55

Com espaço inovador, CMFP cria Polo de Informática Arlindo Ferreira Grota

Polo vai atender cerca de 288 crianças e adolescentes por semestre

Referência na oferta de cursos gratuitos e de excelência para jovens e adultos, o Centro Municipal de Formação Profissional “Prefeito Ideval Paccola” (CMFP), entregou no último dia 31, o Polo de Informática Arlindo Ferreira Grota, localizado no Jardim do Caju. O local atenderá cerca de 288 crianças e adolescentes por semestre, com idade entre 9 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino e pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A entrega do local contou com a presença do prefeito Anderson Prado de Lima, do vereador e presidente da Câmara, Nardeli da Siva, da diretora do CMFP, Priscila Orsi Moretto Boarato, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Valdenor Roberto Cordeiro, do presidente da Associação de Moradores do Caju, Natalino de Souza e dos filhos do homenageado: Rogério, Alessandra, João Roberto e Ernandes.

As aulas serão ministradas pela equipe de monitores do próprio CMFP, contemplando aulas expositivas com recursos audiovisuais, aulas em laboratório, pesquisas, trabalhos e jogos educativos. O Polo de Informática será um espaço alternativo com aulas teóricas e práticas, oferecendo uma nova fonte de pesquisa e conhecimento.

Para o desenvolvimento das atividades, o CMFP executou obras de reforma e adequação física do prédio, e na aquisição de equipamentos e softwares. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que disponibilizou recursos de seu orçamento para a execução de parte das obras para adequação do espaço e aquisição de equipamentos para o desenvolvimento das aulas.

Olhar para o futuro

O prefeito Anderson Prado agradeceu e destacou a parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para a viabilização do projeto. “Quero agradecer ao presidente Valdenor pois através desta parceria, conseguimos entregar esta obra, com investimentos do Fundo, destinados para atender nossas crianças e adolescentes. Quero agradecer essa parceria entre o Centro Municipal e o Conselho, pois temos um lugar, temos um espaço que pensa no futuro. Estou muito feliz, leve meus agradecimentos aos membros do conselho. Quero parabenizar a Priscila (diretora do CMFP) que através de sua gestão, manteve o espírito humanizado de atendimento do Centro Municipal, sem deixar de olhar o futuro”.

Ao citar o patrono do polo, Arlindo Ferreira Grota, Prado lembrou aos seus filhos que “quando pensamos em nomes para formalizar homenagens, escolhemos na maioria das vezes, pessoas como a gente. Escolhemos com muito carinho o nome do pai de vocês que está sendo imortalizado na história de Lençóis. Ele amava as crianças e ajudou na construção das casas deste bairro”, pontuou.

Para o presidente da Câmara “o Centro Municipal está fazendo muitas coisas em plena pandemia. Isso é uma marca do CMFP. Fico feliz em homenagearmos uma pessoa humilde, batalhadora. Quero cumprimentar e parabenizar o trabalho desenvolvido pela equipe do Centro Municipal e agradecer ao Valdenor (presidente do CMDCA) por esta iniciativa”.

A diretora do Centro Municipal, Priscila Orsi Moretto Boarato, afirmou que “A criação do Polo vai possibilitar um leque de novos projetos onde os alunos aprenderão a importância do trabalho em grupo, a resolução de problemas e a responsabilidade do trabalho individual. Até mesmo quando a aula for a respeito de criação de games, terão como base conceitos de respeito e valores. Desenvolver essas habilidades e competências será oportunidade para crianças e jovens se ocuparem no tempo ocioso com educação interativa, o que garantirá um crescimento para a sociedade lençoense”.

Já o presidente do CMDCA, Valdenor Roberto Cordeiro também destacou a importância da iniciativa que vai atender milhares de crianças e adolescentes.

Biografia

O Polo de Informática formaliza uma homenagem a Arlindo Ferreira Grota. Filho de Jacob Ferreira Grota e Elidia Viana Grota, Arlindo nasceu no dia 3 de agosto de 1952, no município de Primeiro de Maio, Paraná. De sua união com Maria da Conceição Grota, nasceram quatro filhos: Rogério, Alessandra, Ernandes e João Roberto. Pessoa de hábitos simples, mas muito querido, uma das principais características de Arlindo era o de cultivar novas amizades.

Em todos os finais de ano fazia questão de distribuir balas e doces a quem fosse cumprimentá-lo. Mesmo com o falecimento de sua esposa, ajudava a cuidar dos netos. Gostava de se reunir com a família e divertia a todos, com seus famosos “causos” e histórias. Pai, avô e amigo de todos, distribuía amor e carinho.

A família residiu por 10 anos no Paraguai, onde os filhos viveram a infância e a adolescência, e em seguida, no Estado do Paraná. Arlindo Grota veio para Lençóis Paulista no ano de 1994 e em 1996, passou a residir no recém-criado Jardim do Caju. Sua família foi uma das primeiras a fixar residência no bairro. Participa das celebrações da comunidade Nossa Senhora do Rosário no Jardim do Caju. Arlindo Grota foi admitido no dia 20 de abril de 1995 na Usina Barra Grande e permaneceu na empresa até o dia 19 de janeiro de 1999, atuando na área rural.

Além da Usina Barra Grande, Arlindo Grota também trabalhou no canteiro de obras para a construção das unidades residenciais do Jardim do Caju Dois. Concluída esta etapa, aposentou-se em seguida. Pessoa muito querida, Arlindo Grota também era conhecido como pé quente pois sempre tinha “palpites certeiros” em jogos de loteria.

Arlindo faleceu no dia 16 de maio de 2017, aos 64 anos, em Lençóis Paulista, deixando um legado de amor, simplicidade, trabalho e união junto aos seus filhos.