Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / COMTUR e Câmara dão aval a projeto de revisão do Plano Diretor de Turismo
06/08/2020 08h40

COMTUR e Câmara dão aval a projeto de revisão do Plano Diretor de Turismo

A reunião do Comtur em que o Plano Diretor de Turismo foi aprovado aconteceu no dia 28 de julho

No dia 28 de julho, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) aprovou e na sessão de segunda-feira, 3, a Câmara Municipal ratificou, por unanimidade de votos, o projeto de revisão do Plano Diretor de Turismo de Lençóis Paulista. O Plano constitui-se em importante ferramenta para a gestão municipal elaborar e implementar ações efetivas e coordenadas para alavancar a atividade turística local.

As diretrizes foram definidas com base nos estudos e análises da Inventariação da Oferta e Pesquisa de Demanda Turística, somados aos resultados das Oficinas de Planejamento Participativo, realizadas com integrantes da cadeia produtiva do turismo e comunidade local. De acordo com o Secretário de Turismo, Júlio Antônio Gonçalves, “o Plano Diretor de Turismo, elaborado de forma participativa, visa a implementação de ações coordenadas para o desenvolvimento do segmento no município nos próximos três anos. Dentre os eixos a serem trabalhados estão o fomento e a articulação institucional do setor, a valorização do patrimônio histórico-cultural e ambiental local, a melhoria da infraestrutura geral e a adoção de estratégias de marketing turístico”.

A Secretaria de Turismo é o órgão encarregado de coordenar as atividades inerentes ao fomento do segmento no município, trabalho esse realizado em parceria com outras Secretarias da Administração Municipal e o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, órgão vinculado a pasta, que tem como atribuição principal contribuir para a promoção e desenvolvimento de políticas públicas locais voltadas ao setor. A aprovação do Plano Diretor de Turismo é um dos requisitos estabelecidos pelo Governo do Estado de São Paulo para o ranqueamento e manutenção da classificação do Município como de Interesse Turístico, o que possibilita angariar recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR para investimentos em projetos nesse segmento.

A classificação de Município de Interesse Turístico (MIT) foi alcançada por Lençóis Paulista em 1º de novembro de 2017, através da Lei sob nº 16.566 aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Tal classificação permitiu o acesso aos recursos do DADETUR, possibilitando realizar a revitalização da Estação Ferroviária e a adequação da acessibilidade e mobilidade urbana para a implantação do novo Terminal Rodoviário Interbairros, denominado “Itagiba Mourão”. Outros dois pleitos já foram aprovados pelo DADETUR e assinados os convênios em 2019: Construção do Jardim Botânico (Fase 1) e Jardim Botânico (Fase 2 - Orquidário Municipal), ambos previstos para execução em 2021.