Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Biodiversidade propõe ação de proteção à fauna silvestre
03/08/2020 14h25

Biodiversidade propõe ação de proteção à fauna silvestre

Outras rodovias municipais deverão receber a sinalização de proteção aos animais

Visando a proteção da fauna silvestre no território de Lençóis Paulista, a Secretaria de

Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) do município, com apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Agrícola Rio Claro iniciou em 2019 a instalação de placas de orientação aos motoristas sobre o trecho em que há ocorrências de atropelamentos de animais silvestres. A ação é envolvida com a proatividade da diretiva biodiversidade do Programa Município Verde Azul.

Inicialmente foram implantadas placas, uma em cada sentido, na estrada municipal José Bendito Dalben (LEP-040), que liga Lençóis Paulista a rodovia João Mellão (SP-255). Segundo relato de funcionários da Agrícola Rio Claro, nesses locais ocorreram muitos atropelamentos, e isso tem diminuído desde a instalação da sinalização de alerta no trecho. De acordo com registros fotográficos, animais silvestres como tamanduás, quatis, cobras, macacos e outros eram frequentemente atropelados, ocorrências que quase zeraram.

Quando as primeiras placas foram implantadas, a SAMA realizou a manutenção das margens da via, o que proporcionou maior visibilidade aos condutores. Após este período de um ano, que serviu como projeto experimental, e com sucesso, outros pontos que apresentam o mesmo problema poderão receber a sinalização de proteção à fauna; isso em estradas municipais que apresentam fragmentos de matas, como na ponte do Córrego da Prata (área rural); ponte São Domingos (sentido ETE-Alfredo Guedes); Faxinal (área rural) e proximidades do bairro São Judas Tadeu.

A Secretaria do Meio Ambiente também divulgou o aplicativo “Urubu Mobile”, para monitoramento de ocorrências de atropelamentos de animais. O aplicativo quando acionado fornece dados que são encaminhados para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Os munícipes interessados podem baixar o aplicativo e colaborar na ação. O aparelho precisa ter câmera fotográfica e GPS integrados. Caso o local não tenha sinal de Wi-Fi, a foto poderá ser enviada de outro local. Para saber mais é só acessar o manual pelo link: https://issuu.com/portal.cbee/docs/manual_urubu_mobile