Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura entrega campo de futebol society Francisco Macário no Jardim Maria Luíza IV
31/07/2020 08h21

Campo de futebol society atende reivindicação da comunidade do Maria Luíza IV

O Jardim Maria Luíza IV e bairros no seu entorno receberam no dia 21, as instalações do Campo de Futebol Society Francisco Macário. Em virtude da Covid19, a entrega foi marcada por um ato que contou com a presença do prefeito Anderson Prado, do presidente da Câmara Municipal, vereador Nardeli da Silva, do secretário de Esportes e Recreação, Raphael Carlos Perantoni Blanco, dos filhos do homenageado, Francisco, Geraldo, Paulino e sua esposa Noely, e dos netos Vitor e Matheus.

A utilização do novo espaço, porém, será liberada após a retomada das atividades pós pandemia. Além da utilização pela comunidade, o campo também será utilizado para competições promovidas pela Secretaria de Esportes e Recreação.

O campo recebeu 1.000 metros quadrados de grama da espécie Esmeralda e rede de proteção. Em seu entorno, também foram plantados mais 800 metros quadrados de grama. Já a Secretaria de Obras e Infraestrutura executou as obras de terraplenagem do terreno e a construção de 66 metros lineares de calçamento.

Raphael Blanco lembrou que “Lençóis Paulista tem crescido muito e o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, acompanha esse crescimento levando áreas de esportes e lazer aos bairros, e agora atende a demanda da comunidade do Jardim Maria Luíza IV. O esporte tem que acontecer em toda a cidade. Quando criamos esse espaço, essa área, estamos estimulando, incentivando nossas crianças para a prática de esportes, pois elas vão representar Lençóis Paulista nas competições esportivas do futuro”.

Ao cumprimentar os representantes da família do homenageado, Nardeli da Silva destacou: “hoje é um dia de agradecimento por essa entrega, mas também por seus filhos terem escolhido Lençóis Paulista para viver, criar suas famílias”, afirmou.

Durante o encontro com os familiares de Francisco Macário, Prado lembrou: “geralmente nós fazemos uma cerimônia maior para formalizar essa entrega, mas estamos em um momento em que não podemos fazer festa. Então a gente reúne o chefe do Poder Legislativo, o secretário da pasta e parte da família para a entrega. Muito me alegra em atender um pedido dessa região da cidade, um pedido que veio de tantas crianças, porque precisamos ouvir e atender as pessoas. Além da história que ele (Francisco Macário) tem, ele constituiu uma família, teve filhos e netos que fixaram raízes, mas que também empregam lençoenses. Isso é digno de aplausos e de reconhecimento. Sintam-se agraciados pela eternização desta homenagem”, afirmou.

Biografia

Filho de Basílio Macário e Catarina Hernandes, Francisco Macário nasceu no dia 28 de outubro de 1932, no município de Cafelândia. De sua união com Odete Batista Florenço Macário nasceram doze filhos: Aparecido, Luiz, Francisco, Eva, Lady, Marilene, Fátima, Paulino, Edna, Geraldo, Sandra e Vera Lúcia Macário (em memória).

Permaneceu em Lençóis Paulista entre os anos de 1982 e 1983, onde atuou como trabalhador rural. Neste período participava das celebrações do Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Nos finais de semana participava dos torneios de truco, reunindo-se com amigos.

Seus filhos Geraldo e Paulino Macário fixaram residência em Lençóis Paulista, constituíram família e criaram a empresa Cromo Hidráulica, localizada no Distrito Empresarial. Geraldo e Paulino foram homenageados como patronos das modalidades de Judô e Taekwondo por ocasião do 61º Jogos Regionais, disputados em Lençóis Paulista em 2017.

Pessoa de hábitos simples, Francisco Macário conquistou inúmeros amigos, apesar do pouco tempo em que esteve em Lençóis Paulista. Faleceu no dia 23 de setembro de 2000, no município de Águas de Santa Bárbara, aos 67 anos.