Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista amplia testagem e já realiza exame de contatos de casos positivos
30/07/2020 15h53

Mulher realiza teste para Covid-19

Depois de ter ampliado a estrutura hospitalar, com a criação de 12 leitos de UTI e 32 leitos de enfermaria, ter criado o Kit Alimentação, que entrega cestas básicas e cota de gás para população mais vulnerável, ter iniciado, com protocolo médico, o tratamento precoce da Covid-19, de ter feito a distribuição de hipoclorito para higienização dos lares, ter adiado pagamento de impostos e suspendido o corte de água, estruturado a rede básica de saúde para enfrentamento da doença, dentre outras ações contra a Covid-19, a Prefeitura de Lençóis Paulista inova mais uma vez e vai ampliar seu programa de testagem, que já é o maior da região. Além da testagem de sintomáticos (pessoas que tem sintomas gripais), assintomáticos (pessoas que não tem sintoma da doença), a Secretaria de Saúde iniciou também a testagem de integrantes do núcleo familiar, ou pessoas que moram na mesma casa daquelas que testaram positivo para o novo coronavírus.

O paciente que passar em consulta médica em uma unidade de saúde (suspeito ou confirmado) pela primeira vez, vai preencher o Termo de Isolamento Familiar e informar nesse documento todas as pessoas que residem na mesma casa que ele. Essas pessoas serão contatadas pela Central de Saúde e será agendado, conforme orientação médica, um horário, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, para a realização do exame. Os testes começaram nesta semana e estão sendo realizados na ESF Vereador Carlos Alberto Baptistella, na Vila Maria Cristina.

“Essa é mais uma ação para melhorar ainda mais nosso enfrentamento ao novo coronavírus em nossa cidade. Como já disse outras vezes, Lençóis Paulista não tem medo de fazer testes e uma mostra disso é que estamos ampliando ainda mais nosso programa de testagem. Hoje já são testados todos os pacientes que tem sintomas e ligam na nossa Central de Saúde. Também realizamos mais de 3 mil testes em pessoas assintomáticas por meio do Censo Covid, e agora, para garantir ainda mais proteção, vamos testar também o núcleo familiar das pessoas que tiveram resultado positivo para a Covid-19 e que ainda estão na fase de transmissão”, declarou o prefeito Anderson Prado.

O secretário de Saúde Ricardo Conti Barbeiro explicou que a Secretaria já se preparou para a ampliação dessa testagem em massa. “Nós já temos um registro de preços e vamos conseguir realizar até 40 testes por dia, dessas pessoas que são contatos de casos positivos e que residem na mesma casa. Com isso, vamos reduzir o nível de contaminação, isolando precocemente essa população. Uma coisa é a pessoa ficar isolada por que mora junto com alguém positivo. Outra coisa é ela ficar em isolamento sabendo que também está contaminada”, declarou.

Nossos dados

Segundo dados apurados pela Prefeitura Municipal, Lençóis Paulista já tem uma testagem superior à de países desenvolvidos. Segundo os dados do boletim epidemiológico de terça-feira, 28 de julho, Lençóis Paulista já havia realizado 9.291 testes, ou 13,58% de sua população estimada, de 68.432 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Outro dado interessante é o número de testes realizados para cada 1.000 habitantes, informação amplamente utilizada por compilações de dados da Covid no mundo inteiro. Nesse caso, Lençóis Paulista já aplicou 135,77 testes para cada 1.000 habitantes, número superior ao de países como Alemanha (82,17), Inglaterra (118), Espanha (87) e Itália (103,7). Os dados desses países foram retirados do Our World in Data, que é mantido pela Universidade de Oxford (https://ourworldindata.org/coronavirus)