Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Estação de Tratamento de Esgotos é foco de educação ambiental
24/07/2020 14h20

Estação de Tratamento de Esgotos é foco de educação ambiental

A última visita monitorada à ETE, antes da pandemia, aconteceu em 6 de março deste ano

De acordo com a Lei Municipal nº 4.989/2017, que estabelece o Programa Municipal de Educação Ambiental e diretiva “Esgoto Tratado” do programa Município Verde Azul, em Lençóis Paulista ao longo dos ciclos ambientais tem ocorrido a educação ambiental, que enfatiza a existência e funcionamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos), ação realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e a Secretaria de Educação.

No ciclo 2020, as ações ocorreram entre novembro de 2019 e março de 2020, momento em que a visitação precisou ser suspensa devido a pandemia do novo coronavírus. A última visita realizada ocorreu no dia 6 de março de 2020, pelos alunos do 6º ano A da EMEF Professora “Guiomar Fortunata Coneglian Borcat”, porém o cronograma inicialmente se estendia ao longo do ano envolvendo a educação ambiental formal (alunos dos 6º anos e alunos de cursos técnicos) e educação ambiental não formal (outros públicos comunitários). As visitas seguem suspensas e sem previsão de retomada.

Diante desse contexto vale ressaltar que durante a visitação os alunos e comunidade conhecem o Centro de Educação Ambiental da Estação de Tratamento de Esgotos Lençóis Paulista, localizado às margens da SP-300, Km 297, onde se encontra a Estação Elevatória de Esgoto. Nesse local, os visitantes participam de uma palestra introdutória sobre saneamento básico, que envolve diretamente o trabalho do SAAE com tratamento de água e esgotos, bem como a temas ligados a outras secretarias, como drenagem e gestão de resíduos sólidos. Todos os temas são explanados pela técnica da ETE, Camila Stefanie Moya, e/ou pelo encarregado da ETE, Davi Vieira Sant'Anna, acompanhados pelo interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena.

Na visita, os alunos realizam um tour pela Estação Elevatória, podendo assim visualizar a chegada do esgoto bruto e compreender as fases do tratamento preliminar e como ocorre o bombeamento do esgoto pela rede de recalque para as Lagoas de Tratamento. A visita segue para as lagoas de tratamento, onde os alunos visualizam a chegada do esgoto na primeira lagoa, a Anaeróbia, onde as bactérias consomem a matéria orgânica, transformando em compostos mais simples sem a presença de oxigênio. Em seguida vão à segunda lagoa, a Lagoa Facultativa. Ali aprendem que as bactérias consomem a matéria orgânica e que as algas contidas no efluente realizam a fotossíntese durante o dia, produzindo oxigênio, e que após um período aproximado de 30 dias o esgoto é tratado.

No processo de tratamento, após sair da Lagoa Facultativa o esgoto passa por uma escadaria, localizada as margens do Rio Lençóis, para que ocorra a recuperação do oxigênio.

Os alunos/visitantes ainda têm a possibilidade de visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de Alfredo Guedes, que conta com um sistema de tratamento compacto, através de Reatores UASB, onde o esgoto passa por um sistema de retenção de sólidos grosseiros e é bombeado para os reatores.

Ao final desses processos o esgoto tratado está em condições de ir para o Rio Lençóis, pois apresenta alto índice de eficiência na remoção de matéria orgânica, conforme determina a Legislação.

Vale lembrar que na rede coletora de esgotos não deve ser direcionada a água da chuva e não se deve descartar resíduos sólidos em geral e óleo de cozinha usado, para não prejudicar as fases do tratamento. O sistema da ETE de Lençóis Paulista garante 98% de coleta e eficiência nos resultados do ICTEM (Índice de Coleta e Tratabilidade de Esgotos Municipal).