Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 30 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Contentores chegam a Pratinha, Irerê, Bela Vista e Village
24/07/2020 10h12

Contentores chegam a Pratinha, Irerê, Bela Vista e Village

Contentores já foram colocados nas ruas da Pratinha, Village, Irerê e Bela Vista; coleta mecanizada começa na terça, 28

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista iniciou a implantação do Programa Coleta Certa nos bairros Pratinha, Irerê, Bela Vista e Village. A instalação dos contentores teve início na segunda-feira, 20, e a coleta mecanizada de resíduos sólidos está prevista para começar na próxima terça-feira, dia 28 de julho.

O programa Coleta Certa tem como objetivo a coleta mais eficiente e planejada dos resíduos sólidos no município. A mudança traz benefícios para o meio ambiente, já que evita que o lixo fique jogado nas ruas e polua córregos e rios da cidade, proporcionando um trabalho mais seguro e humanizado para os servidores da coleta, que não precisam ter contato direto com o lixo.

“O modelo é ambientalmente correto, porque vai evitar que o lixo fique jogado nas ruas como acontece algumas vezes, e é socialmente justo, pois vai melhorar a vida dos servidores públicos que diariamente coletam o lixo que produzimos em nossas casas. Além disso, o morador não precisará acumular o lixo em sua casa, pois o contentor estará à sua disposição 24 horas por dia, sete dias por semana. Lençóis Paulista é uma cidade vanguardista e merecia um modelo de coleta inovador como esse”, frisou o prefeito Anderson Prado.

No contentor verde a população deve colocar apenas material reciclável. Já no contentor azul deve ser colocado apenas lixo orgânico. Materiais orgânicos são os restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro. Já os materiais não orgânicos, que são separados e vendidos pela Usina de Reciclagem, são plásticos, como garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, tetra pak, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas.

A coleta é feita por meio de um engate no caminhão, que permite que o lixo seja despejado na caçamba compactadora sem o auxílio de pessoas. Os resíduos orgânicos, do contentor azul, serão transportados para o aterro sanitário, enquanto os do contentor verde serão destinados às Cooperativas de Reciclagem de Lençóis Paulista e vão gerar renda para essas famílias que trabalham na separação.

A Secretaria também realiza nesta semana a etapa de conscientização dos moradores sobre a utilização correta dos contentores, com a distribuição de panfletos e o carro de som alertando os munícipes sobre a mudança.

O programa já está em funcionamento desde abril de 2019, com 814 contentores instalados em 4 regiões da cidade. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, 25% da população de Lençóis Paulista já estão sendo atendida pelo Coleta Certa.

“A modernização do sistema de coleta também traz diversos ganhos ambientais, diminuindo o risco de obstrução das galerias e bocas de lobo, impedindo que o chorume chegue até os rios, e aumentando a separação do lixo reciclável”, destaca a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Edéria Azevedo.

A secretária informou ainda que no Jardim Ubirama e Jardim Humaitá, que foram bairros piloto do programa, antes da implantação do Coleta Certa eram coletados cerca de 5 toneladas de material reciclável por mês. Com a implantação da coleta mecanizada, esse percentual subiu para mais de 10 toneladas por mês. “A média de coleta na cidade toda antes do programa era de aproximadamente 60 toneladas por mês de material reciclável. Já depois da implantação, só nos sete bairros onde há o Coleta Certa nós recolhemos 65 toneladas de material reciclável. Isso mostra o grande potencial do programa quando ele estiver disponível na cidade toda”, completou Edéria.

 

notícias relacionadas

Tags: contentores, chegam, pratinha, irerê, bela, vista, village.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo