Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Destinação correta de pilhas e baterias é foco de articulação intermunicipal
23/07/2020 09h14

Destinação correta de pilhas e baterias é foco de articulação intermunicipal

De acordo com a diretiva “Estrutura e Educação Ambiental” do programa Município Verde Azul, as prefeituras de Lençóis Paulista, Agudos, Borebi, Macatuba, Pederneiras e Iacanga desenvolvem desde 2015 o programa regional “Quando Acaba a Pilha”. Vale lembrar que todo o sistema é gerido pela Green Eletron – gestora de logística reversa, à qual as prefeituras apenas prestam apoio, sem geração de custos, para que ocorra de fato junto ao setor comercial, a destinação adequada desses resíduos.

As pilhas e bateria contêm em suas composições, substâncias altamente contaminantes como lítio, chumbo e cádmio, entre outros, que são metais pesados, não biodegradáveis e que podem contaminar todo o ecossistema e comprometer a saúde humana, uma vez que são cancerígenos. Em Lençóis Paulista existem cerca de 90 pontos de coleta de pilhas e baterias usadas em supermercados, diversos pontos comerciais, em escolas e instituições de ensino, uma vez que a articulação também envolve a educação ambiental. As pilhas e baterias usadas e esgotadas nunca devem ser descartadas em lixo comum.

Outros municípios da região como Jaú, Itapuí e Boracéia também já aderiram ao programa e outros demonstraram interesse no “Quando Acaba a Pilha”. No entanto, durante a última reunião de articulação realizada no município de Jaú, em janeiro de 2020, devido a configuração regional foram redefinidos novos grupos de municípios para que a proposta de articulação seja replicada.

Anualmente as pilhas e baterias são retiradas nos municípios e destinadas para a NEXA-Grupo Votorantim, situada em Juiz de Fora-MG, onde de fato ocorre todo o processo de reaproveitamento dos componentes das pilhas, garantindo assim funcionamento do ciclo que envolve desde a fabricação, comercialização, uso, descarte, pontos de entrega voluntária, coleta e reciclagem, matéria-prima e, novamente, a fase da fabricação.