Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projeto “Espaço Árvore” propõe melhores condições para as plantas
21/07/2020 15h25

Projeto “Espaço Árvore” propõe melhores condições para as plantas

Mudas de oitis foram plantadas ao lado do novo Terminal Rodoviário Interbairros “Itagiba Mourão”

O plantio de árvores é imprescindível para melhorar a qualidade de vida da população urbana e aumentar a cobertura vegetal na cidade. Porém, infelizmente, ainda é comum muitos não se preocuparem com a estrutura adequada do espaçamento das árvores em calçamentos. No entanto, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem trabalhado ao longo dos últimos anos o projeto “Espaço Árvore”, inicialmente em passeios de prédios públicos, mas indicado à população. A proposta pressupõe a “libertação das árvores”.

O Espaço Árvore é uma área permeável implantada no entorno das árvores, nos calçamentos de prédios públicos e em novos loteamentos, tudo de acordo com a Lei Municipal nº 4662/2014, que cria o Plano Municipal de Arborização Urbana, e o Decreto Executivo nº 493/2017. O espaço melhora as condições na base da planta, permitindo seu desenvolvimento sem comprometer a infraestrutura do calçamento e promovendo o crescimento saudável e íntegro. Essa é ação que deve ser tomada como exemplo pela população.

Os espaços possuem a largura mínima de dois metros. Para a construção do espaço deve-se levar em consideração 40% da largura, ou seja, 80 cm, e o comprimento deve ser o dobro (1,6 m). Já nos calçamentos com medida inferior a 2 metros, o “Espaço Árvore” deve ocupar o leito carroçável e, além das dimensões, deverá ter um elemento de identificação visual.

Em Lençóis Paulista, até o final do ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul, que se encerrou no dia 1º de outubro, o cronograma foi cumprido. Alguns dos prédios que contam com ‘espaço árvore’ no calçamento são EMEF “Eliza Pereira de Barros”, Centro; UBS “Dr. José Antônio Garrido”, Jardim Ubirama; Creche “Maria Inez Crepaldi”, Jardim Maria Luíza I; Creche “Neide Madeira Dias” e EMEI “Maria Cordeiro Fernandes Orsi”, Cecap; EMEF “Amélia Benta do Nascimento Oliveira”, Vila Baccili; Creche “Wilson Trecenti”, Núcleo Luiz Zillo e EMEI “Marcelino Dayrell Queiroz”, Jardim Nova Lençóis; Creche Morfina Grandi Paccola e EMEI “Áurea Damasceno Bernardes", no Jardim Ubirama, entre outros.

Outro prédio que recebeu recentemente 25 espaços árvores e mudas de oitis foi o novo Terminal Rodoviário Interbairros “Itagiba Mourão”, inaugurado em dezembro de 2019, já no ciclo 2020 do Programa Município Verde Azul.