Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAAE entrega fonte Mafalda Capoani, “dona Mafa” no Jardim Itamaraty
17/07/2020 15h37

SAAE entrega fonte Mafalda Capoani, “dona Mafa” no Jardim Itamaraty

Fonte no Jardim Itamaraty foi entregue nesta sexta-feira, 17, e também vai atender comunidade do Jardim do Caju, Ibaté e bairros da região

A comunidade do Jardim Itamaraty, Jardim do Caju, Ibaté e demais bairros da região passam a contar com uma fonte de água a partir desta sexta-feira, 17. A Fonte “Maria Mafalda Bosi Capoani” é a terceira fonte entregue pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE). Além do Jardim Itamaraty, a autarquia entregou mais duas fontes no mês de junho: “Álvaro Ludovico” no Núcleo Luiz Zillo e “Terezinha Vieira Veloso Corsino” no Jardim Príncipe.

O ato contou com a presença do prefeito Anderson Prado, do presidente da Câmara Nardeli da Silva, do diretor do SAAE, Antonio Paulo Antunes, do coordenador da autarquia Evandro Dalbem, das filhas da homenageada, Sabrina e Stefânia Bosi Capoani, de sua irmã, Therezinha, de sua sobrinha Telma Pietraróia e da neta Gabriela.

As fontes foram construídas anexas aos Reservatórios e Poços do SAAE, sendo abastecidas num Sistema Mix, em 3 pontos estratégicos da cidade. Sendo abastecido automaticamente tanto pelo poço como pela água do reservatório que é tratada por cloro e flúor. A fonte conta com sistema de iluminação e gradil de proteção.

Com mais esta obra, o SAAE disponibiliza água potável para a população na fonte e reservatório “Armando Prandini” (Jardim Ubirama), na praça do Chafariz “Lázaro Bernardes”, ao lado do Almoxarifado Municipal, na praça “Alberto Giovanetti”, defronte ao SAAE e na Fonte “Luiz Gonzaga de Carvalho”, localizada na avenida Prefeito Jácomo Nicolau Paccola, no Jardim das Nações.

O prefeito Anderson Prado lembrou que “gostaríamos de fazer uma grande cerimonia, esta é uma obra há muito tempo pedida pelo bairro, mas também é um resgate da história. É a terceira fonte que a gente entrega, entregamos no Núcleo, no Jardim Príncipe e agora no Itamaraty. Esta fonte possui o elemento (água) que é a fonte da vida. Fico emocionado em prestar esta homenagem a Maria Mafalda Bosi Capoani, a dona Mafa, uma mulher linda, guerreira e fantástica. Não a conheci de longa data, mas ela foi determinante quando mais precisei, me dando apoio, sempre com muita vibração e energia. Ela deixa uma saudade imensa e hoje o Poder Púbico tem a honra de entregar para a cidade esta fonte, eternizando esta homenagem”, afirmou.

Biografia

Natural de Lençóis Paulista, Maria Mafalda Bosi Capoani é filha de Lídio Bosi e Carolina Paccola Bosi. Casou-se com Hiller João Capoani e tiveram três filhos: Sabrina Bosi Capoani, Stelvio Bosi Capoani e Stefania Bosi Capoani. Deixou seis netas e duas bisnetas.

Estudou no colégio Santa Marcelina, em Botucatu, fez o ensino normal (magistério) nesta cidade, mas nunca exerceu a profissão. Atuou intensamente no teatro amador sob a direção de sua tia Lina Bosi Canova, sempre com muito sucesso entre os estudantes.

Prestou concurso público e se tornou funcionária pública estadual e, posteriormente, atuou no Cartório Eleitoral, onde se aposentou. Foi coproprietária de uma loja de roupas chamada Chanel Boutique e posteriormente Carol Boutique, comercializando marcas de grife por 25 anos, onde ficou muito conhecida. Estava ao lado do marido quando o mesmo governou Lençóis Paulista junto ao prefeito Ideval Paccola. Não assumiu nenhum cargo, todavia, apoiou e participou em causas sociais ao lado da primeira-dama Aparecida Brandi Paccola.

Era fascinada por política desde a época de Ademar de Barros, Virgílio Capoani e Rubens Pietraróia. Sabia contar todos os fatos importantes dessas administrações. Candidatou-se uma vez ao cargo de vereador, todavia, não foi eleita.

Durante a vida toda sempre escreveu colunas sociais para jornais locais e sua coluna sempre foi aguardada pela sociedade, pois, contava histórias de fatos e pessoas que marcaram o passado de Lençóis Paulista. Foi organizadora dos famosos bailes de debutante na cidade. Faleceu no dia 8 de abril de 2018, aos 81 anos de idade.