Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Saúde realiza 3º Fase de Censo Covid no domingo
15/07/2020 14h18

Secretaria de Saúde realiza 3º Fase de Censo Covid no domingo

Enfermeira realiza teste rápido durante 2 fase do Censo Covid; 3º fase acontece no domingo

A Secretaria de Saúde realiza a terceira fase do Censo Covid neste domingo, 19 de julho. O objetivo do Censo é realizar a testagem de pessoas assintomáticas (que não possuem sintomas da doença) para verificar a disseminação do novo coronavírus na cidade. Como na segunda fase, a testagem vai acontecer das 8h às 17h, em cinco unidades de saúde: Núcleo Luiz Zillo (ESF Dr. João Paccola Primo), Jardim Monte Azul (ESF Antonio Benedetti), Jardim Ubirama (UBS Dr. José Antonio Garrido), Jardim do Caju (ESF Dr. Luiz Fernando Lellis Andrade) e Jardim Cruzeiro (ESF Dr. José Nege).

Os testes serão feitos mediante distribuição de senha e agendamento de horário no mesmo dia para evitar aglomerações. A Secretaria de Saúde informa que pessoas que já fizeram a testagem em outros momentos serão orientadas a voltar para casa. Só podem participar dessa etapa pessoas que ainda não realizaram nenhum exame para a doença. “O objetivo é dar oportunidade para que mais pessoas sejam testadas. Pedimos para que as pessoas sejam solidárias e só procurem a unidade se realmente não realizaram nenhum teste anterior. Até porque nós temos a listagem e vamos verificar”, pediu o Secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Assim como na segunda fase, serão disponibilizados 1.000 testes, sendo que cada unidade de saúde vai realizar 200 coletas de sangue. Após a coleta, a pessoa será orientada a voltar para casa e um profissional da saúde vai entrar em contato posteriormente informando o resultado. Se o resultado for negativo, o paciente já está dispensado. Se o teste der positivo, a pessoa será orientada a retornar à unidade de saúde para receber outras orientações.

“A pesquisa de assintomáticos, ou o chamado Censo Covid, é uma ferramenta muito importante para saber como a doença está evoluindo na cidade. Através dos dados do Censo, nós podemos ter uma ideia se nossa estrutura hospitalar montada para atender pacientes com a Covid-19 será ou não suficiente. É importante ressaltar que com as testagens que estamos realizando, tanto a de sintomáticos como a de assintomáticos, nós temos mais informações, e com mais informações podemos proteger melhor nossa população. Esse é um posicionamento do Governo Municipal e também de nosso Comitê de Enfrentamento à Covid. Não adianta querer se enganar que a doença não está perto da gente, quando sabemos que ela está”, declarou o prefeito Anderson Prado.