Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista retorna a fase laranja de flexibilização
11/07/2020 13h33

Lençóis Paulista retorna a fase laranja de flexibilização

Coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado foi para anunciar o retorno da cidade à fase laranja do Plano São Paulo

Por decreto anunciado pelo governador na última sexta-feira, dia 10, a região de Bauru, onde Lençóis Paulista está inserida, retorna a fase laranja na escala de flexibilização, dando maior abertura ao comércio, desde que mantida todas as barreiras sanitárias e de isolamento social impostas pela Secretaria de Saúde. Em coletiva de imprensa realizada na manhã deste sábado, na Câmara Municipal, o prefeito Anderson Prado, que esteve acompanhado do presidente da Câmara, Nardeli da Silva, e do presidente da Comissão Parlamentar do Pacto Regional, André Paccola Sasso, falou sobre as medidas que vêm sendo tomadas pelo município desde o mês de abril, citando que Lençóis Paulista vem sendo pioneiro em vários aspectos sociais durante a pandemia Covid-19, listando alguns dos atos do poder público e afirmando que “Lençóis Paulista não deixa ninguém morrer de fome”. Em relação às mudanças do comércio, um novo decreto executivo será publicado amanhã com as novas determinações para cada segmento.

Afirmando que o município está recuperando a fase laranja, o que não representa que quarentena terminou, o prefeito Prado pediu atenção de todos quanto ao projeto do Executivo que será publicado ainda neste final de semana, para que não haja nenhum comprometimento social, com necessidade de, novamente, se voltar a estaca zero. O prefeito pede que todos respeitem as regras impostas para a atual flexibilização.

Lençóis até esse momento já realizou 6.532 testes, que constataram 1.195 casos positivos, dos quais hoje são 164 casos ativos. São 1.004 recuperados e 23 pessoas estão hospitalizadas, sendo 12 em Lençóis e 11 em outras cidades.

O presidente da Câmara, Nardeli da Silva, disse estar convicto que o Poder Público local é vitorioso por tudo que tem realizado e conquistado nesse período de pandemia, embora não escondesse a tristeza pelas perdas de lençoenses. Disse estar consciente de que tudo que é possível vem sendo feito pelo Executivo e Legislativo, e que entendia que a cidade poderia estar em um novo estágio quanto a flexibilização, mas que o município tem que respeitar o Decreto do governador do Estado.

O que muda com a fase?

O Decreto Executivo que será disponibilizado nas plataformas digitais da Prefeitura ainda neste fim de semana trará todos os detalhes das mudanças relacionadas ao comércio. O vereador André Sasso, do Comitê Parlamentar Regional, adiantou alguns pontos que constarão nesse decreto. As atividades essenciais seguirão as normas que já vinham sendo observadas.

Na fase laranja, que começa a partir da próxima segunda-feira dia 13 de julho, as padarias poderão atender internamente, em mesas, com 30% de sua capacidade (assentos); as igrejas, poderão receber 30% de sua capacidade de fiéis, limitando-se ao número máximo de 100 pessoas; nas lojas de comércio não será permitida prova de roupas ou acessórios.

Outra novidade serão dos dias de funcionamento do comércio. Poderão atender clientes internamente (20% do permitido no AVCB) de quarta a sábado por seis horas, no período da 10h às 16h, permitindo delivery e drive thru no horário anterior e posterior ao aberto. Na segunda e terça, poderão funcionar somente por delivery e drive thru. Profissionais de beleza poderão atender individualmente, com hora marcada, sem espera.

Restaurantes e similares poderão atender internamente com 30% de sua capacidade, por período de seis horas, ficando autorizados serviços de delivery, limitando o drive thru até as 23h. Bares e similares só estarão autorizados ao atendimento delivery e drive thru, até as 23h.

Kit Café será realidade

Durante suas explanações na coletiva, e ainda respondendo a imprensa, o prefeito Anderson Prado disse que o Kit Café aos alunos da Rede Municipal de Ensino será realidade em breve. No próximo dia 22 de julho, às 10h, será realizado o processo licitatório dos kits que durante a pandemia o município disponibilizará aos alunos, desde a creche até o ensino fundamental, inclusive com produtos diferenciados às crianças diabéticas (são oito alunos) e àqueles que possuem restrição à lactose (59 alunos). Serão distribuídos 8.500 por mês, durante 4 meses, o que totaliza a distribuição de 32.400 kits.

“As pessoas precisaram olhar e entender as coisas. Os alimentos que já tínhamos nas escolas e na cozinha piloto já foram doados para incrementar o Kit Alimentação que distribuímos. Os Kit Café da Manha ou Kit Merenda não foram distribuídos antes porque o valor que recebemos do Governo Federal era insuficiente para atender a todos. Agora, com mais recursos recebidos, poderemos oferecer mais esse benefício para nossos alunos, lembrando que aqueles têm alguma dificuldade social, se procuraram a Assistência Social já foram atendidas”, declarou o Prefeito.

O prefeito comentou ainda que todos os produtos que estavam à disposição das escolas para merenda escolar foram avaliados e destinados à Secretaria de Assistência Social para ajudar na composição das cestas básicas que são distribuídas aos assistidos pelo município. Até o momento foram distribuidas 4.034 cestas básicas e 2.412 cotas de gás. O prefeito deixou claro que desde o início sua preocupação não era só com o alimento das pessoas, mas com aquilo que era necessário para prepará-lo, no caso o gás. Foi quando afirmou que por isso em Lençóis ninguém irá morrer de fome.