Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAMA desenvolve diretivas “Uso do Solo” e “Arborização Urbana”
02/07/2020 11h37

SAMA desenvolve diretivas “Uso do Solo” e “Arborização Urbana”

Arborização Urbana é uma das diretivas mais desafiadoras para a gestão ambiental

Tendo em vista trabalhar as ações propostas nas diretivas “Uso do Solo” e “Arborização Urbana”, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com as demais secretarias e autarquias municipais desenvolve importantes trabalhos para cumprimento e pontuação de Lençóis Paulista no Programa Município Verde Azul (PMVA). Uso do Solo e Arborização Urbana:

Uso do Solo

A importância do solo para o meio ambiente e para a manutenção da vida. Essa diretiva enfatiza a preservação do solo dentro do Plano Municipal de Controle de Erosão e ações decorrentes, como o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Obras na conservação de estradas rurais com reaproveitamento de resíduos de construção civil (RCC) oriundos dos serviços dos caçambeiros, que são processados na usina de reciclagem. Também são trabalhadas as áreas municipais contaminadas ou com risco de contaminação, como, por exemplo, realização de visitas técnicas em postos de combustíveis do município e drenagem do antigo aterro municipal.

Ações da Defesa Civil são importantes como inserção das ocorrências em Lençóis Paulista no Sistema Integrado de Defesa Civil e adesão ao Programa Cidades Resilientes e Plano de Contingência da Defesa Civil. Em outro campo, a Educação Ambiental envolve o tema “Fragilidades e Potencialidades do Uso do Solo”, trabalhado nas escolas e junto à comunidade relacionada ao tema, como as empresas agrícolas. Também inclui o mapeamento de áreas contaminadas, processos geodinâmicos perigosos e exploração minerária. Como proatividade é relatado o zoneamento urbano, conforme definido pelo Plano Diretor do Município.

Arborização Urbana

Uma das diretivas mais trabalhosas e desafiadoras à equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Arborização Urbana está ligada à qualidade de vida da população e a manutenção da biodiversidade no perímetro urbano. Todo cidadão deve ter foco nos benefícios essenciais e buscar a sensibilização, uma vez que envolve a “Gestão Participativa” proposta pela educação ambiental.

São trabalhados ainda na diretiva Arborização Urbana a implantação dos “Espaços Árvores” nos calçamentos de prédios públicos e novos loteamentos, conforme Lei e Decreto; o cadastro e inventário da Arborização Urbana; criação e implantação do Plano de Arborização Urbana; desenvolvimento e execução do piloto de floresta urbana, em Lençóis Paulista situado na Av. Nações Unidas, Núcleo Luiz Zillo; capacitação de servidores que atuam na gestão, poda e manejo da arborização; e cobertura vegetal municipal, em áreas beneficiadas com maior cobertura vegetal e outras com menos, para planejar onde se deve investir mais para arborizar o município.

O funcionamento do Viveiro Municipal de Mudas “João Romano”, no parque do Povo, também contribui com cada plantio realizado em calçamentos, áreas verdes, praças, parques e jardins, áreas de preservação permanente e pomares comunitários, entre outros. A diretiva apresenta ainda uma publicação com diversas informações sobre Arborização Urbana em Lençóis Paulista, disponível no site oficial da Prefeitura pelo link: http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/arquivos/downloads/planos-municipais/Guia_Arborizacao_Urbana_Lencois_Paulista.pdf

Tornar pública as ações desenvolvidas por meio de divulgação das ferramentas de comunicação, via site oficial, redes sociais, rádio, TV e meio impresso também é requisito essencial dos relatórios que são formados por diagnóstico, proposta, ferramenta de comunicação, execução e apresentação de resultados. O ciclo 2020 do PMVA se encerra no dia 28 de setembro e muitas ações tiveram que ser adaptadas pelos interlocutores titular e suplente, Helton Damacena de Souza e Fábio José Esguícero, devido a pandemia da Covid-19.