Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Resgate de fauna silvestre é um serviço essencial
26/06/2020 11h14

Resgate de fauna silvestre é um serviço essencial

O conhecido Gambá é um dos animais mais encontrados fora de seu habitat natural

Muitos munícipes podem ter se deparado com uma situação que tem se tornado cada vez mais comum na região, o surgimento de animais silvestres dentro do perímetro urbano e em regiões comuns da área rural. E o que fazer nesses casos? A primeira medida é entrar em contato com a base do Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Os Bombeiros atendem em casos de situação de risco para pessoas ou para os animais. O alerta é da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

Esses animais são avaliados e, geralmente, quando saudáveis são soltos em habitats naturais. Os que precisam de atendimento veterinário ou de reabilitação são encaminhados ao CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres), ou à CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos), ambos da Unesp de Botucatu.

Esse trabalho é considerado essencial para a conservação da fauna silvestre. O avanço em áreas limítrofes urbanas, ou mesmo na região central, em determinados períodos do ano é uma realidade. Uma das espécies silvestres mais comuns são os Marsupiais Saruês, também conhecidos como Gambás, que na verdade são inofensivos e até ajudam a controlar algumas pragas urbanas como baratas e escorpiões. Outros animais comumente resgatados pelos Bombeiros são Ouriços, Urubus, Jiboias e outras espécies de cobras, Tatus, Lagartos, Seriemas, Tamanduás e Preás, entre outros. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) solicita periodicamente aos Bombeiros, informações sobre os animais resgatados, para compor o relatório da ação que pontua Lençóis Paulista na diretiva “Biodiversidade” do Programa Município Verde Azul (PMVA).

A educação ambiental envolve a “Salvaguarda da Biodiversidade”, trabalhada pelo interlocutor do PMVA Helton Damacena de Souza, da SAMA, por meio de palestras e atividades interativas com diversos públicos, como CRAS (da Assistência Social), Empresas, Escolas e Centro de Educação Ambiental (no Parque do Povo). No entanto, neste período de pandemia da Covid-19, as ações presenciais estão suspensas para não ocasionar aglomeração de pessoas.