Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projeto “Horta Educativa” é trabalhado via sistema remoto
23/06/2020 11h38

Projeto “Horta Educativa” é trabalhado via sistema remoto

Em visita a horta da EMEI “Yvonne Conti Capoani”, Núcleo, aluno aproveita para colher tomate

Mesmo com a realização de aulas pelo sistema remoto, ou seja, sem a presença das crianças durante o período de pandemia do Coronavírus, escolas e creches municipais que possuem o projeto “Horta Educativa” continuam com o zelo, adubação da terra, plantio das sementes de hortaliças, legumes e frutas, se preparando para a volta das crianças.

Um dos exemplos ocorre na Creche “Neide Madeira Dias”, da Cecap, onde as cuidadoras da horta e monitoras da creche, Érika, Míriam e Marlene trabalham na limpeza dos canteiros, preparação do solo e plantio de sementes de alface e almeirão. O trabalho foi gravado em vídeos para compartilhar com as crianças que acompanham de casa. Outros exemplos são da EMEI “Yvonne Conti Capoani”, do Núcleo Luiz Zillo, que puderam colher alguns tomates e hortaliças plantados pelas crianças ainda no início do ano letivo. Outros alunos puderam visitar a horta educativa (de forma isolada e protegidos por máscaras), colher a produção e, posteriormente, enviar fotos dos alimentos já preparados em casa.

Já as hortas educativas da EMEF "Ézio Paccola", Jardim Primavera, e EMEIF “Maria Zélia Camargo Prandini”, Júlio Ferrari, mantêm seus canteiros prontos para a volta dos alunos, quando poderão trabalhar vários conceitos transversais no contexto da sustentabilidade, educação ambiental, produção e consumo de alimentos saudáveis.

Outras escolas e creches, como a Creche “Lúcio de Oliveira Lima”, Creche “Odette Moreira Cruz Pietraróia” e Creche “Iara Maria Giovanetti Campanholi”, que em 2019 desenvolveram o trabalho das hortas com os alunos, além da EMEF “Guiomar Borcat”, Caju, também poderão retomar o trabalho a partir do segundo semestre ou no próximo ano letivo. Outras escolas, dependendo da decisão da direção e coordenação de cada uma, poderão aderir ao projeto. Paralelamente às hortas, a Creche “Morfina Grandi Paccola”, Jardim Ubirama, trabalha com as crianças no cultivo de jardins em pequenos espaços. Na rede estadual, a Escola “Vera Braga Franco Giacomini”, Cecap, também possui projeto com horta.

As hortas educativas não possuem objetivo de produção e sim de promover a educação ambiental, criar contato dos alunos com a terra e incentivar hábitos alimentares saudáveis. Os cuidados são necessários mesmo em períodos de recesso ou férias.

Os alimentos das hortas de escolas municipais são incrementos à merenda escolar ou revertidos às famílias das crianças. Esse processo faz parte da ação da diretiva “Município Sustentável”, do Programa Município Verde Azul – ciclo 2020. O trabalho envolve apoio das secretarias da Educação e de Agricultura e Meio Ambiente.