Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Professores da rede municipal recebem orientações para trabalhar com o Projeto Rino Mania
05/08/2011 18h25

Os professores dos 4° e 5° anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino receberam esta semana treinamento para trabalharem com seus alunos questões como meio ambiente e cultura, decorando artisticamente 20 rinocerontes de fibra de vidro doados pela Duratex. A ação faz parte do projeto Rino Mania, em comemoração aos 60 anos da empresa que mantém uma unidade em Lençóis Paulista.

Durante dois dias, os professores passaram por um treinamento com um artista plástico, que os orientou sobre a maneira de trabalhar o projeto com os alunos, através do processo criativo conhecido como tempestade de ideias. Também foram ensinadas as técnicas que poderiam ser utilizadas para pintura dos rinocerontes, que já estão nas escolas.

Na próxima semana, os professores começam a trabalhar com os alunos esta ação que tem tudo para atrair a atenção de toda a escola. De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Sabrina Amoedo dos Santos, os alunos deverão decorar os rinocerontes com temas que reflitam a preservação do meio ambiente e a cultura da cidade. “Estes são temas que trabalhamos em sala de aula e a Rino Mania chega em um momento propício para discutirmos essas questões importantes no aprendizado do aluno e eles poderão mostrar artisticamente, e em grupo, suas reflexões”, comenta a Amoedo.

20 Escultura de Rinocerontes

A Duratex disponibilizou 20 esculturas de rinocerontes que foram distribuidos em 13 escolas municipais. A Coordenadora Pedagógica explica que para a divisão das esculturas nas escolas foram utilizados critérios para que as crianças dos 4º e 5º anos pudessem expressar sua arte. Cada escola recebeu um kit de pintura contendo três pincéis, uma trincha para aplicação do verniz, um rolo de espuma , seis cores de tinta acrílica, dois panos, cola branca, quatro lápis 2B e verniz. O kit será utilizado para pintar o rinoceronte, de fibra de vidro, que mede 1,20 x 0,80 cm.

O objetivo é conscientizar alunos e professores sobre a preservação dos animais extintos no Brasil e no mundo, utilizando a metodologoa de ensino da arte com técnicas de pintura e atividades práticas.

Os trabalhos devem ficar prontos até setembro, quando serão expostos em 20 pontos da cidade para que a população conheça a produção desenvolvida pelos alunos de cada escola. Depois os rinocerontes retornam para suas escolas.

Rino Mania

A Rino Mania é um projeto que reúne criatividade, ensino de artes, cultura regional e informações úteis sobre animais ameaçados de extinção – do mundo e do Brasil. Serão distribuídas esculturas de rinocerontes, feitas em fibra de vidro, a 125 escolas públicas de 11 municípios selecionados, para serem pintadas por mais de 4 mil alunos com a orientação dos professores.

A proposta educacional está voltada aos alunos de 7 a 10 anos matriculados nas escolas públicas dos municípios de São Leopoldo e Taquari (RS); Estrela do Sul e Uberaba (MG); Itapetininga, Lençóis Paulista, Botucatu, Agudos, Jundiaí e São Paulo (SP); e Cabo de Santo Agostinho (PE). A iniciativa contempla 125 escolas, incluindo instituições de educação inclusiva como APAES, que aderiram ao projeto com o apoio das Secretarias de Educação locais. Nos próximos meses, os alunos dedicarão parte das suas atividades escolares ao trabalho em equipe planejando e decorando a escultura do rinoceronte.